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ABMI fecha acordo com Spotify para recolhimento de Direitos Autorais

Anúncio foi feito na 9ª Edição do Rio Music Market que fez um panorama amplo do mercado da música

ABMI fecha acordo com Spotify para recolhimento de Direitos Autorais
ABMI fecha acordo com Spotify para recolhimento de Direitos Autorais. Foto: Reprodução/POPline.Biz

A Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) anunciou um acordo com o Spotify que promete facilitar o recebimento de direitos autorais pelos autores de música independentes e proporcionar maior clareza ao processo de recebimento desses valores. O anúncio foi feito durante o Rio Music Market, conferência sobre o mercado da música realizada pela ABMI, no Teatro Claro Rio que encerrou sua programação ontem, 9 de dezembro.

ABMI revela que mercado brasileiro de música cresceu 15% em 2020

O acordo entre ABMI e Spotify acontece para que os independentes possam ter maior controle sobre os dividendos de seus direitos. Basicamente, os associados da ABMI que disponibilizarem seus repertórios terão acesso aos dados junto à plataforma de streaming de música, o que garante a diminuição de intermediários e obviamente, um maior controle das receitas advindas da sua obra”, explica a CEO da ABMI, Sandra Rodrigues.

Sandra Rodrigues, CEO ABMI
Sandra Rodrigues, CEO ABMI. Foto: Rogerio Von Kruger/Divulgação

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O acordo é fechado no momento em que as plataformas de streaming de áudio estão em evolução no país. Com a pandemia, o consumo de música por meio dessas plataformas aumentou, e o Brasil fechou o primeiro semestre de 2021 com mais de 60 milhões de usuários nas plataformas de streaming de áudio, incluindo contas pagas e gratuitas.

Balanço Mercado Musical na 9ª Edição do Rio Music Market

A 9ª edição do Rio Music Market, conferência anual realizada pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) sobre a indústria da música, encerrou a sua programação ontem (9). O showcase de encerramento ficou a cargo de Fausto Fawcett, que apresentou seu novo álbum “Favelost”.

O show teve transmissão online e gratuita e até o momento já teve mais de 98 mil visualizações no twitch. O evento ocorreu de forma híbrida, com transmissão pela internet, além de palestras e apresentações abertas ao público no Teatro Claro Rio.

Fausto Fawcett se apresenta do palco do Rio Music Market
Cantor Fausto Fawcett se apresentou no palco do Rio Music Market 2021. Foto: Michelle Castilho/Divulgação

O RMK contou com a participação de renomados executivos do mercado mundial da música, como Jeremy Sirota, CEO da Merlin, que falou sobre ações digitais bem sucedidas da agência em países como França e China. Segundo Sirota, “os live streamings irão se consolidar no mundo e dar oportunidade não só a artistas consagrados”. O CEO da Merlin também destacou que as plataformas digitais dão acesso global aos artistas e que, apesar do desafio das aquisições pelas majors, há espaço para os independentes terem sucesso numa escala global.

Jeremy Sirota, CEO Merlin com Carlos Mills, Presidente da ABMI no Rio Music Market 2021
Jeremy Sirota, CEO Merlin com Carlos Mills, Presidente da ABMI no Rio Music Market 2021. Foto: Rogerio Von Kruger/Divulgação

Esta edição também discutiu o funcionamento e o futuro das plataformas de streaming, em mesa apresentada por Joe Sparrow, editor da Music Ally – empresa inglesa especializada em conteúdo sobre o negócio musical global. Para Carlos Mills, presidente da ABMI, “o modelo atual não é perfeito, mas é responsável pela retomada do mercado da música gravada desde 2014”.

No Rio Music Market também foi divulgado o resultado da pesquisa anual da ABMI. Carlos Mills e Léo Morel, da Tratore, revelaram dados inéditos – como faturamento e receita estimada de R$ 1,4 bilhão, gerados em 2020 pelo mercado brasileiro de música, apresentando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

O 9º Rio Music Market fez um panorama amplo do mercado da música e abordou temas como tecnologia, direitos autorais, comunicação, marketing digital, empresariamento artístico e sustentabilidade. Além das palestras, painéis e workshops, a programação contou com os showcases todas as noites e transmissão online e aberta ao público em geral no canal da Amazon Music.