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‘A tecnologia não anula a arte’, disse Rob Stringer, presidente da Sony Music

As prioridades globais da Sony Music Entertainment foram descritas em um documento de estratégia publicado no Music Week
Rob Stringer, CEO da Sony Music. Foto: Divulgação

O presidente do Sony Group, Rob Stringer, forneceu os detalhes por trás dos planos da major para desenvolver seus sucessos globais, tanto em gravações quanto em edições musicais, incluindo força em termos de participação no mercado de streaming e iniciativas de metaverso. As informações são do Music Week.

Sony Music. Foto: Divulgação

Stringer falou no Sony Group’s 2023 Business Segment Briefing, uma apresentação anual para investidores da empresa que contou com outros líderes de empresas pertencentes ao grupo.

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O executivo usou esse momento para falar sobre o impacto da IA. Embora observando as possibilidades que a tecnologia traz, Stringer disse que serão necessárias proteções em toda a indústria para artistas e compositores. Até agora, os detentores de direitos e os serviços de streaming parecem estar trabalhando em conjunto para neutralizar a ameaça de faixas ‘falsas’.

“Estamos no portal de uma nova era tecnológica com IA”, disse Rob Stringer, presidente do Sony Group. “E sem surpresa, a música será um componente central desse processo. A IA promete nos fornecer ferramentas para que nossos artistas e escritores possam criar e inovar. Ele também anuncia maiores níveis de insight por meio do aprendizado de máquina, bem como novos canais de licenciamento em potencial e caminhos para exploração comercial”, completa.

“Protegeremos nossos criadores em todos os níveis possíveis, seja criativo, financeiro ou jurídico. A violação e o uso não autorizado de seus direitos devem ser a base para um novo conjunto exclusivo de proteções para artistas e compositores em todo o setor. A tecnologia não simplesmente anula a arte”, afirmou Rob Stringer, presidente do Sony Group.

Rob Stringer, presidente do Sony Group. Foto: Divulgação

Descrevendo o desempenho da major, Rob Stringer disse: “Estamos alcançando grande sucesso por meio de nossa forte visão criativa e foco a laser em nossos negócios, tendo apresentado resultados financeiros recordes em nossas principais métricas pelo sexto ano consecutivo.”

“Superamos a indústria em muitos desses benchmarks e isso nos levou a aumentar nossa receita de US$ 4,1 bilhões no ano fiscal de 2018 para US$ 7,6 bilhões no ano fiscal de 2022”, aponta Stringer. Ele acrescentou: “Esses ganhos refletem mais do que um aumento no streaming. Estamos investindo em talentos criativos, gerenciando custos com eficiência e, claro, entregando mais sucessos.”

Sony Music. Foto: Divulgação

Os resultados financeiros da Sony

O segmento de música da Sony foi o contribuinte número um nos resultados financeiros no ano fiscal. 

A major teve em média mais de 43% das faixas no top 100 global semanal do Spotify, acima dos 36% de um ano atrás. Nos Estados Unidos, sua participação no mercado aumentou de 21% para 27% nos últimos quatro anos.

“Desempenho semelhante foi alcançado em todo o mundo”, acrescentou Stringer. “Esses resultados têm relevância além do nosso sucesso atual. Eles também fornecem força futura ao nosso catálogo.”

Na edição de música, a Sony Music Publishing manteve sua posição número 1 no ano passado. O sucesso do licenciamento de sincronização incluiu ‘Running Up That Hill’, de Kate Bush.

Sony Music Publishing. Foto: Divulgação

Os sucessos de artistas globais em 2022 e 2023 incluem Harry Styles, assinado pela Columbia; Bad Bunny (The Orchard), que foi mais uma vez o artista de streaming número 1 do Spotify; e  ‘Renaissance’, de Beyoncé, a ajudou a quebrar o recorde do Grammy de maior número de vitórias.

Harry Styles, Bad Bunny e Beyoncé. Foto: Divulgação

“Continuamos nosso investimento agressivo em criadores e nosso pessoal para apoiá-los”, disse Stringer. “Nos últimos cinco anos, nossa lista e catálogo globais cresceram mais de 34% e dobramos nossas equipes criativas para atender a essa escala.

“Por meio da integração total de transações recentes, incluindo Alamo, Som Livre e AWAL, estamos aprimorando esse processo e agora temos mais talentos emergentes do que nunca. Nosso objetivo é continuar investindo habilmente para construir esses ativos”, comentou Stringer.

“Na Sony Music, nossa atenção é identificar a qualidade, e não apenas a quantidade, pois enfrentamos a concorrência de muitos investidores e novas empresas que desejam capitalizar esse volume absoluto”, acrescentou Stringer. “Estamos convencidos de que os consumidores desejam a mesma qualidade e continuam preocupados com o fato de os DSPs serem diluídos por baixa qualidade e volume sem sentido, o que afeta negativamente os fãs de música e os verdadeiros artistas”.

Segundo o Music Week, conforme identificado no recente documento de estratégia da Sony, o principal objetivo é melhorar sua posição por meio da integração da aquisição da AWAL junto com a operação de serviços de artistas/gravadoras da The Orchard.

Foto: Divulgação

“Estamos construindo cuidadosamente nosso ecossistema para aumentar a qualidade e a escala ao mesmo tempo”, disse Stringer. “Nossa rede de distribuição independente, The Orchard, continua no centro de nosso amplo sistema, ao qual recentemente adicionamos os serviços artísticos da AWAL.”

‘Fraude DSP deve ser eliminada’

Stringer também falou sobre uma questão fundamental para o setor em que a tecnologia criou oportunidades para fraudes. 

“Conforme relatado publicamente, a fraude nos principais DSPs é um problema que deve ser eliminado por meio de fiscalização agressiva por esses DSPs e distribuidores ou pela alteração dos métodos de pagamento para reduzir melhor o incentivo à fraude”, disse Stringer.

O presidente do Sony Music Group saudou os aumentos de preços “muito atrasados” de algumas plataformas de streaming.

A receita de serviços de áudio e vídeo suportados por anúncios cresceu 14,7% no início do ano, de acordo com a major.

Plataformas de áudio. Foto: Divulgação

“Embora seja esperado um abrandamento de curto prazo neste segmento de acordo com a economia, prevemos que a música apoiada por publicidade crescerá nos próximos anos”, disse Stringer. “Isso indica uma demanda robusta em todo o mundo por conteúdo baseado em música, já que o streaming total deve continuar subindo.”

Sony traça estratégia para streaming e iniciativas no metaverso

Ainda de acordo com o Music Week, embora acolhesse a mudança para novos modelos de música baseados em mídias sociais, videogames e plataformas de vídeo de formato curto, Stringer enfatizou que devem vir com acordos de licenciamento adequados.

“Além disso, estamos apoiando o crescimento em áreas promissoras, como soluções diretas ao fã, licenciamento amigável ao criador e, a longo prazo, Web3 e o Metaverso“, acrescentou o executivo. “Em todas essas plataformas e experiências de próxima geração, estamos construindo receita diligentemente e garantindo que nossos criadores sejam devidamente compensados ​​pelo engajamento massivo e pelo enorme valor que seu trabalho oferece a essas categorias”.

Rob Stringer, CEO da Sony Music. Foto: Divulgação

Stringer ainda observou o impacto das principais iniciativas dos programas Artists and Songwriter Forward, incluindo um programa Legacy Unrecupeded para permitir que atos herdados ganhem com o streaming.

“Enquanto construímos essas ofertas, acreditamos firmemente em ser a empresa mais amigável ao criador do setor”, concluiu Stringer.

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