in

Opinião: A Matriz FOFA

Artigo de opinião assinado por Marina Mattoso, para o POPline.Biz é Mundo da Música

Marina Mattoso, Colunista POPline.Biz é Mundo da Música
Foto: Marina Mattoso/Rogerio Von Kruger

Calma, não é matéria de 1º de abril! Desde a adolescência brincamos de avaliar os prós e contras de determinada situação (o Ross inclusive usou a lista para decidir se namorava ou não a Rachel ¬¬ ), porque agora deveria ser diferente?

A matriz FOFA, do inglês SWOT, é uma ferramenta utilizada no marketing (mas que pode ser usada em diversas situações da sua vida profissional ou pessoal) para mapear as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de um projeto, negócio, etc. É uma etapa que antecede a criação de estratégias.

Bora para prática?

Vamos supor que você tenha um projeto pronto para lançar. É um disco de 9 músicas, todas com feats, de um gênero musical que você ainda não abordou ao longo da sua carreira. Seu projeto será lançado em 4 etapas (3 singles + álbum) e todas as faixas de trabalho terão um clipe. As demais faixas não terão material audiovisual. Todas as músicas abordam temas relacionados à saúde mental.

O seu objetivo ao lançar este projeto é o de aumentar substancialmente o seu reconhecimento como artista no seu nicho de público, que se interessa tanto pelo seu gênero musical inicial quanto por este. A sua verba foi quase toda para produção dos fonogramas e produtos audiovisuais, portanto sua verba de mídia paga está limitada (leia os artigos acerca da mídia paga aqui e aqui). Dito isso, partiu matriz FOFA?

Idealização: Marina Mattoso | Designer: Janaína Athayde

Aí você me pergunta, para quê escrever as fraquezas e ameaças de um projeto? E eu te respondo: pra gente se proteger dos mesmos através de estratégias. Vamos lá, se eu identifiquei que tenho pouca verba de investimento em mídia paga, quais estratégias eu posso traçar pra resolver isso?

Criação de uma campanha de crowdfunding, solicitar mais verba para o investidor, pedir um adiantamento para minha distribuidora ou até aceitar que não terei isso e buscar soluções que me entreguem algo parecido com o que uma campanha cara de mídia entregaria, como parceria com veículos especializados, alinhamento de comunicação com todos os envolvidos no projeto, para que eles ampliem o alcance da minha mensagem, etc.

Rapaz, se a fraqueza fez isso com o meu projeto, imagina o que a força não vai fazer? 😊

Para finalizar, uma rápida explicação da organização da FOFA/SWOT: os quadrantes que estão em cima são qualidades DO PROJETO. Elas estão 100% sob seu controle. Os de baixo são fatores EXTERNOS.

Acho que fechei por hoje! Por favor, deixe nos comentários das redes sugestões de outros assuntos que interessam vocês.

Beeeijos e até a próxima!

___________
Marina Mattoso atualmente CEO da Jangada Comunicação, agência focada em Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo que tem “a bordo” artistas como: Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Claudia Leitte, Kell Smith, entre outros. Marina também é coordenada do curso Marketing Digital para Artistas, do Music Rio Academy.