Na música nem tudo é criado do zero. Muitas vezes os artistas falam explicitamente das inspirações e samples usados em novas obras, mas em outros momentos a informação fica creditada (ou não!) e o fã só fica sabendo se procurar ou no caso de uma ação judicial.
Lil Nas X, por exemplo, está há sete semanas no topo da principal parada de singles do mundo com uma música que traz trecho da banda Nine Inch Nails, você sabia? Como o hip-hop usa bastante do recurso de samples, ninguém estranhou o mais recente disco do DJ Khaled que além de trechos de diversas músicas já lançadas, criou novamente uma canção baseada inteiramente em um instrumental lançado há 19 anos. E tem mais. A gente deu uma passadinha pela Hot 100 e retiramos alguns exemplos do que está na parada atualmente, mas tem um pezinho lá atrás.
“Old Town Road”
Lil Nas X é a faixa queridinha dos norte-americanos no momento e está desfrutando de uma boa permanência na liderança da Hot 100, mas “Old Town Road” não é 100% inédita. A abertura da música contém sample de “34 Ghosts IV”, da banda de rock Nine Inch Nails, lançada em 2008. Os integrantes Trent Reznor e Atticus Ross estão devidamente creditados tanto na composição quanto na produção de “Old Town Road”.
“Just Us”
Tem gente que usa um trecho de uma canção do passado, outros artistas usam melodia na íntegra. É novamente o caso de DJ Khaled. Depois de usar o hit “Maria Maria” (1999) do Santana em “Wild Thought”, ele traz o Outkast para os créditos de “Just Us”, música com a SZA presente no álbum “Father Of Asahd”, lançado na semana passada. A música é construída totalmente em cima de “Ms. Jackson” (2000), número um praticamente no planeta inteiro naquele ano. Em “Father Of Ashahd”, Khaled ainda traz samples de Jodeci, Diana King, Puff Daddy, entre outros.
“Con Calma”
“Con Calma” é outra faixa que nos leva ao passado. O megahit de Daddy Yankee, que ganhou recentemente um remix com Katy Perry, é na verdade uma versão moderna de “Informer”. O dono deste hit de 1992 é Snow, também devidamente creditado na música não apenas como “feat.”, mas como parceiro de Yankee. Snow, nascido Darrien O’Brien, é canadense e passou sete semanas no topo da Hot 100 com a música.
“7 Rings”
Ariana Grande é uma artista que gosta de clássicos. Ela gosta tanto que trouxe “My Favorite Things”, do musical “A Noviça Rebelde” (1965) para “7 Rings”, atualmente em 11º na parada da Billboard e presente no ranking há 17 semanas. O letrista Oscar Hammerstein II está creditado na música do álbum “thank u, next”.
“Without Me”
“Without Me” também tem uma menção à um hit do passado, mas não é na melodia e sim na letra. Aos 2:59 ela lembra um trecho famoso de “Cry Me a River”, sucesso de Justin Timberlake, de 2002. Se você acha que é viagem nossa saiba que JT está creditado em “Without Me”, assim como o produtor da música do “Justified”, Timbaland. Pode buscar aí na sua plataforma de streaming!