No último domingo (13), foi exibida em “A Fazenda 14” uma dinâmica que os peões gravaram com Rodrigo Faro. Na brincadeira, cada participante foi retratado através de um quadro famoso. No entanto, a pintura escolhido para representar André Marinho, ‘O Lavrador de Café‘, de Candido Portinari, gerou um certo incômodo – principalmente entre os fãs do cantor. A equipe do peão, então, se pronunciou e acusou a produção da Record de racismo.
LEIA MAIS:
- Pelé é repreendido após expor vontade de sair de “A Fazenda”
- A Fazenda: 6 peões AINDA não têm 1 milhão de seguidores!
- 15 peões de “A Fazenda” somam mais de 1 milhão nas redes; veja!
“Alguns temas são muito sérios para virarem brincadeira. O quadro do Portinari onde o André foi representado em uma dinâmica, é uma obra prima que ficou famosa por retratar a triste realidade que assolou milhares de negros, que durante anos foram escravizados, torturados e submetidos a condições desumanas por um longo e triste período da nossa história“, iniciou a equipe de André, através das redes sociais.
“Por este motivo, não é de bom tom retratar a escravidão em forma de brincadeira EM NENHUM CONTEXTO. Muitos fãs nos procuraram para mostrar constrangimento e indignação, assim como nós da família sentimo-nos constrangidos e acreditamos que o André poderia ser melhor retratado por diversas figuras com contextos mais apropriados“, completou.
O texto também revela que a família de André já foi vítima de preconceito diversas vezes. “A família Marinho já passou por diversos episódios de preconceito, inclusive com seus filhos, e por isso entendemos que não devemos nos calar diante de certas atitudes, e sim, aproveitar o momento para conscientizar. É este tipo de associação que não deve ser normalizada pois representa um racismo estrutural que deve ser combatido, e não disseminado“, finalizou.
LEIA MAIS:
- A Fazenda: Popularidade de Moranguinho decola no Instagram!
- Sem sucesso no BBB, Kerline repete azar em “A Fazenda”; entenda!
- Bia e André estão na mira do Grupo B em “A Fazenda 14”
No Twitter, Drika Marinho, esposa de André, também manifestou seu incomodo com a dinâmica. “Acho esses tipos de brincadeiras desnecessárias. Por que não escolheram um cantor também como foi com o Pele, que colocaram de Michael Jackson? Hoje em dia já passamos por tantas coisas, inclusive meu filho, que já sofreu racismo na escola, se sentiu super desconfortável vendo o pai assim“, escreveu.
Acho esses tipos de brincadeira desnecessária, pq não escolheram um cantor tb como foi com o Pele que colocaram de Michael Jacson ? Hoje em dia já passamos por tantas coisas, inclusive meu filho que já sofreu racismo na escola se sentiu super desconfortável vendo o pai assim
— Drika Marinho (@drikamarinho) November 14, 2022
O ‘Lavrador de Café‘, quadro do brasileiro Candido Portinari, foi pintado em 1934 e atualmente faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP). A pintura tem como intuito retratar o trabalhador do campo, negro, com sua enxada em uma lavoura de café.