A batalha de artistas pop na Billboard, nas rádios e nos palcos ganhou um novo componente: as redes sociais. Falar em rede social hoje em dia pode já parecer assunto batido, explorado, cansativo… Mas a grande verdade é que não há nada definitivo no mundo da música e imagem virtual.
Britney Spears, hoje jurada do X Factor, é o nome mais antigo na batalha do mundo virtual. No ano passado, o Google anunciou que Britney Spears foi o nome mais pesquisado da década de 2000. Nas redes sociais, porém, Britney só reina no recém chegado Google+, aonde 3,547,675 de pessoas a circularam. No Facebook (19.6 milhões de curtidas) e no Twitter 17.8 milhões de seguidores), Britney perdeu força e caiu nos números. Vale ressaltar que ela foi a primeira pessoa a ultrapassar Ashton Kutcher, que por tanto tempo teve a conta de Twitter mais seguida.
Rihanna, como já falei em outro artigo aqui em A Fábrica, reina na maior rede social do mundo, o Facebook, com 57,645,247 curtidas em sua página. No Twitter ela tem quase 21 milhões de seguidores, e vence Britney. Já no Google+, em sua conta recentemente verificada, só chega a 100 mil pessoas – um número assustadoramente baixo em relação à todos os outros grandes artistas que estão na rede social.
A “mãe-monstra” Lady GaGa é a pessoa que atualmente detém do maior número de seguidores no Twitter: 25,900,461. No Facebook, porém, apenas recentemente chegou aos 52 milhões, perdendo para Rihanna. Também perde no Google+, para Britney Spears, pois só foi circulada por 2.5 milhões de pessoas.
Em outras palavras, Rihanna domina o Facebook, Lady GaGa lidera no Twitter, e Britney Spears é a maior no Google+. Mas a análise não para por aí.
O site NextBigSound, especializado em trazer dados inteligentes para a indústria da música, aponta números interessantes sobre a presença de Britney, GaGa e Rihanna na internet:
De acordo com o site, Rihanna supera Lady GaGa em números tanto nos últimos 90 dias, quanto nos números gerais (de todos os tempos). Também levando em consideração a matemática geral, Britney Spears parece só ter a metade de fãs virtuais que as outras duas.
Ainda estudando o gráfico do NextBigSound, é interessante ver o pulo que Rihanna (em verde) deu no dia 14/04, quando se apresentou no American Idol. Também é interessante ver a queda de Lady GaGa no 26/04, dias depois da controvérsia de sua turnê na Indonésia.
Mais do que um meio de comunicação e espaço para divulgação, as redes sociais se tornaram o veículo mais importante para estabelecer a conexão entre artistas e fãs. Rihanna, sempre extremamente sincera em seus tweets, consegue passar a imagem que fica escondida entre suas músicas, clipes e shows. Lady GaGa sempre usa a internet para manifestar seus valores, produtos e opiniões. Britney Spears, a única que publicamente permite o acesso de sua equipe em suas contas, aposta num uso mais profissional de seus perfis nas redes sociais.
Independentemente dos números, estas são as três cantoras de pop que atualmente detém o maior poder dentro do mundo virtual, mas só o tempo vai eleger quem de fato reinará na internet como um todo.