Este novo disco iria apresentar um novo lado de Katy Perry. A cantora prometeu que este seria um trabalho mais sério e sombrio, e foi um choque ver algo tão próximo do “Teenage Dream”. Ao invés das nuvens, Katy agora está nos jardins, mas a leveza e mesmice faz de “Prism” praticamente um segundo ato do álbum anterior. “Roar” foi um single altamente comercial que engoliu a competição de Lady Gaga com “Applause”. Também, pudera… Era realmente mais esperado que o single sucessor de “Wide Awake” tivesse mais força que o sucessor de “Marry The Night”. Para um disco que devia ter distanciado Katy Perry do seu antigo trabalho, porém, “Prism” falhou. Os clipes de “Roar”, “Unconditionally” e “Dark Horse” todos repetiram formatos de vídeos anteriores de Katy.
Nem todas as decisões quanto à carreira de Katy Perry podem ser tomadas pela própria cantora, mas eu gostaria de ver um trabalho novo dela que focasse mais nas músicas que parecem expressar mais de sua verdade. Ainda prefiro “Circle The Drain” e “Not Like The Movies” do que qualquer um dos singles do “Teenage Dream”, e “Prism” trouxe a excelente “By The Grace Of God” – que não tem potencial para single – e a divertida “This Is How We Do” – que provavelmente também não será escolhida como single, visto que já foi até licenciada para comerciais.
É muito importante, na indústria do entretenimento, que você sempre possa entregar ao público o que eles esperam. Ao mesmo tempo, o público muda de gostos, e também é vital sempre prever o que o público vai querer depois. Katy Perry está construindo uma forte carreira de hits instantâneos, mas precisa construir um corpo de trabalho mais diverso e duradouro.