Foi no fim de 2010 que Jennifer Lopez e Steven Tyler (vocalista da banda legendária de rock Aerosmith) foram anunciados como novos jurados do American Idol a partir da décima temporada, exibida em 2011. Esta decisão, porém, revolucionou todo o modelo de reality shows nos EUA, e foi apelidada por especialistas de “o efeito JLo”. Jennifer Lopez usou o programa (que seguiu líder de audiência) para estrear o clipe de seu single “On The Floor”, e imediatamente colocou a música em #1 no iTunes. O sucesso da cantora como jurada seguiu uma série de patrocínios que perduram até hoje: L’Óreal, Fiat, Gillette-Venus, Harmon Kardon, Brahma, TOUS, Gucci, Lux e Kohl’s são apenas alguns dos nomes.
Mas por que a entrada de Jennifer Lopez como jurada significou tanto? Porque a rede de televisão Fox aceitou pagar $12 milhões de dólares para que a cantora aceitasse participar do American Idol, que sucedeu os $10 milhões para Christina Aguilera ser jurada do The Voice, e $15 milhões para o radialista Howard Stern entrar pro time de jurados do America’s Got Talent (substituindo o Piers Morgan, que agora tem um talk-show na CNN). Para retornar ao American Idol em 2012, especula-se que JLo tenha recebido um aumento para $20 milhões, que ultrapassa os $15 milhões que Britney Spears tenha supostamente pedido para integrar a bancada do The X Factor americano.
Os produtores de televisão, preocupados com a competição de audiência com a web, perceberam que custa mais barato pagar caro por uma estrela do que criar uma, e que esta é uma arma poderosa para atrair telespectadores. Para os artistas, a TV também é um importante veículo de divulgação, visto que o espaço na Internet está cada vez mais escasso. “On The Floor” e “Moves Like Jagger” são grandes exemplos de músicas que estrearam na televisão e trouxeram um retorno enorme para todos os envolvidos. Sem contar a grande base de fãs que Blake Shelton ganhou com o The Voice, visto que na primeira temporada ele era o artista menos popular da bancada de jurados, o $1 milhão de dólares pago para que Jessica Simpson seja jurada do reality show de moda Fashion Star, e o crescimento de 115% das vendas do álbum “Hands All Over” do Maroon 5 comparando o antes e depois da entrada de Adam Levine no The Voice.
O “efeito Jennifer Lopez” é um caminho sem volta para a televisão americana e o padrão de reality shows musicais no mundo inteiro. Custa caro, mas traz retornos ainda mais lucrativos.