in

A Fábrica: Glee, Smash, X-Factor, The Voice e American Idol fazem a temporada de mais Pop de todos os tempos na TV americana!


Uma das maiores – senão a maior – notícia do ano televisivo de 2012 foi o anúncio de Britney Spears como jurada do X Factor americano. Estrategicamente, o reality show competidor The Voice, que ainda carrega o mesmo quarteto de jurados Adam Levine, Christina Aguilera, Cee Lo Green e Blake Shelton, decidiu deixar de competir com o American Idol (que acontece todo início de ano) para competir com o X Factor (que sempre inicia no Outono americano). E assim, a velha rivalidade entre Britney Spears e Christina Aguilera voltará à tona no mês que vem – mesmo que desta vez seja na televisão. Enquanto isso, porém, Jennifer Lopez e Steven Tyler anunciaram que deixariam o American Idol, deixando dois lugares abertos no maior reality show musical dos EUA que apenas agora estava se acostumando novamente às novas faces da era pós-Simon Cowell. Numa jogada ousada dos produtores do Idol, Mariah Carey foi contratada como jurada, e Randy Jackson deixou o seu lugar como jurado para virar um mentor.

E mais do que dois lugares vazios ao lado de Mariah Carey, o rumor é que o time de jurados do American Idol também passará a ter quatro jurados – acompanhando os concorrentes The Voice e X Factor. Diante de tantos nomes, estão Enrique Iglesias, Nick Jonas e, mais interessante ainda, Nicki Minaj. Jennifer Lopez, Steven Tyler, Mariah Carey, Christina Aguilera, Adam Levine, Cee Lo Green, Blake Shelton, Britney Spears, Demi Lovato, Enrique Iglesias, Nick Jonas e Nicole Scherzinger, praticamente todos os nomes que estiveram na panela de júri de reality shows musicais, estavam numa posição de retorno em suas carreiras. A escolha de Nicki Minaj, porém, faria uma curva fechada no mercado de talento para TV, já que a rapper/cantora *está* talvez no momento mais alto de sua carreira.

Com tantos nomes fortes envolvidos, a temporada musical de 2012-2013 certamente será a mais pop de toda a história da televisão. Candidatos terão a oportunidade de estar cara a cara com artistas como Mariah Carey, Britney Spears e Christina Aguilera, nomes consagrados da música internacional, assim como pessoas como Adam Levine, Nicki Minaj (possivelmente) e Demi Lovato, que atualmente fazem sucesso nas rádios e nos charts. Contratações caras, porém necessárias, para salvar estes programas que ainda carregam muitos patrocinadores, audiência, e oportunidades para branding (como turnês e álbuns).

Fora do âmbito de reality shows, a TV americana ainda apostará na volta de *dois* seriados musicais: “SMASH”, renovado para uma segunda temporada pela NBC (o mesmo canal que exibe o The Voice), e “Glee”, renovado para uma quarta temporada pela Fox (canal que exibe American Idol e X Factor USA) – ambos com aparições especiais confirmadas, grandes covers, e singles originais. Assim, NBC e Fox controlarão praticamente todas as grandes aparições musicais da TV aberta americana, com exceção das premiações Grammy’s, na CBS, e American Music Awards, na ABC.