in

A Fábrica: Adam Levine, will.i.am e Travie McCoy: antes mal acompanhado do que só


O que Adam Levine, will.i.am e Travie McCoy têm em comum? Os três são os principais nomes de seus respectivos grupos: Maroon 5, Black Eyed Peas, e Gym Class Heroes. No entanto, mesmo aqueles que tentaram, suas carreiras solo jamais emplacaram de verdade.

will.i.am
will.i.am é um nome muito conhecido na indústria da música e tecnologia. Como produtor musical, trabalhou com Michael Jackson, Britney Spears, U2, Rihanna, Usher, Justin Timberlake, Daddy Yankee, Fergie e Nicki Minaj – só para citar alguns exemplos – e em filmes como “Rio” e “Madagascar 2”. Como empreendedor, Will se tornou o diretor criativo da Intel, maior empresa de processadores e chips do mundo. Mas a realidade é que will.i.am ganhou notoriedade sendo o frontman dos Black Eyed Peas, um dos grupos de maior sucesso de todos os tempos, composto também por Fergie, apl.de.ap e Taboo.

Mesmo sendo extremamente bem sucedido como produtor, empreendedor e integrante do Black Eyed Peas, will.i.am nunca conseguiu emplacar uma carreira solo, mesmo depois de ter tentado três vezes. Pouca gente sabe, mas o will.i.am já teve 3 álbuns solo de estúdio e nenhuma música jamais emplacou de verdade. O mais longe que Will já chegou por sua música solo foi com “Check It Out”, uma espécie de remake de “Video Killed The Radio Star” de 1979, mas que até hoje é considerada como uma música da Nicki Minaj com apenas participação do will.i.am. O maior hit dentre os seus álbuns foi, portanto, “I Got It From My Mama” em 2007, que chegou a #31 na Billboard. Sua nova tentativa acontecerá em 2012, com o seu novo álbum solo “#willpower”.

Travie McCoy
Um dos principais motivos que chamou a atenção do público quanto ao Gym Class Heroes foi o estilo diferente e irreverente do vocalista Travie McCoy. Travie cresceu no interior do estado de Nova York e sempre incorporou o hip hop de uma forma jamais antes vista no som do Gym Class Heroes, colocando músicas como “Cupid’s Chokehold” e “Stereo Hearts” em #4 no ranking da Billboard, além de “Billionaire”, sua música solo de maior sucesso, também em #4.

Mas não se engane: “Lazarus” (2010), seu primeiro e único álbum solo, foi um desastre além de “Billionaire”. Os outros singles “Need You” e “We’ll Be Alright” nem chegaram ao Hot 100 da Billboard. Na ocasião, Travie negou todos os boatos de que a sua carreira solo significava o fim do Gym Class Heroes, grupo formado desde 1997, e esta foi uma jogada muito inteligente.

Adam Levine
Adam Levine é o vocalista da banda de pop-rock Maroon 5, formada desde 1994 sob o nome Kara’s Flowers, mas que recebeu o nome atual em 2002. A banda de seis integrantes ganhou o Grammy de Melhor Novo Artista em 2005, e ainda foram nomeados outras 8 vezes (com um total de 3 vitórias) durante o curso do lançamento de seus três álbuns de estúdio: “Songs About Jane” (2002), “It Won’t Be Soon Before Long” (2007) e “Hands All Over” (2011). Adam sempre foi a face do Maroon 5 desde os tempos de Kara’s Flowers, mas este título se consolidou ainda mais quando o cantor passou a integrar o time de jurados da versão americana do reality show ‘The Voice’, junto a Christina Aguilera, Cee Lo Green e Blake Shelton.

Apesar de ter feito participações solo em músicas como “Bang Bang” do K’Naan e “Stereo Hearts” do Gym Class Heroes, estar supostamente envolvido num projeto chamado “SuperGroup” com Justin Bieber e Ryan Tedder, e emplacar uma carreira de ator no seriado ‘American Horror Story’, Adam nunca manifestou publicamente interesse algum em deixar o Maroon 5, provavelmente até por ter aprendido a lição com will.i.am, Travie McCoy e tantos outros exemplos.

Conclusão
O mundo pop é bem cruel para os homens. Travie McCoy, will.i.am e Adam Levine são três grandes exemplos de artistas que estão muito bem posicionados em seus respectivos grupos – e devem manter as suas carreiras desta forma. O will.i.am se tornou jurado da versão britânica de ‘The Voice’, numa busca por imagem solo tão grande quanto a que Adam Levine tem cultivado (inclusive por ter sido o jurado vencedor da primeira temporada americana). E ainda tem o Steven Tyler, que apesar de ser jurado do todo-poderoso líder de audiência ‘American Idol’ e vocalista do Aerosmith, ainda tem muito o que aprender se quiser uma carreira solo melhor do que aquela que tentou ter no fracassado single “(It) Feels So Good”. Homens, por que mexer em time que tá ganhando?