Connect with us

O que está procurando?

Yeah! +POPline

A Fábrica: A tempestade na carreira de Carrie Underwood

Carrie Underwood, vencedora da quarta temporada do American Idol, já fez muito barulho na indústria musical antes mesmo dos trinta anos. Carrie sucedeu as vencedoras Kelly Clarkson e Fantasia no reality show musical mais popular dos EUA, estabelecendo um trio de mulheres de sucesso que começaram no programa. Ao contrário do estilo pop de Kelly Clarkson e R&B de Fantasia, porém, Carrie Underwood foi além de vocais poderosos. A cantora ganhou o país sendo uma artista country, gênero de muitos fãs, mas não universalmente aceito nos EUA.

Em 2005, no mesmo ano em que venceu o American Idol, Carrie Underwood lançou o álbum de estreia “Some Hearts”, na ocasião eleito o álbum mais vendido do ano (em todos os gêneros) no Billboard Music Awards. O álbum deu origem à quatro hits: “Jesus, Take The Wheel”, “Don’t Forget To Remember Me”, “Wasted”, e o seu maior sucesso até hoje, “Before He Cheats”. Em quatro anos, Carrie lançou dois outros álbuns: “Carnival Ride” e “Play On”. Com apresentações de tirar o fôlego, visual exuberante e muita paciência, Carrie Underwood conquistou o seu espaço como artista e eliminou a imagem de apenas vencedora de um reality show. Hoje é considerada pela própria Billboard como a rainha contemporânea da country music.

E é neste contexto que chega o álbum “Blown Away”, um ano atrasado em relação aos seus outros lançamentos (2005, 2007, 2009 – em tese o próximo lançamento seria em 2011), com o desafio em renovar uma artista de um gênero tão tradicional. Afinal, renovação no country é uma parada complicada. Os artistas que fazem sucesso neste mercado são criticamente aclamados *justamente* por manterem vivo o espírito clássico do country.

Carrie lançou o single “Blown Away” com um clipe inesperadamente inspirado no mundo de Oz, que caiu perfeitamente no mercado country por estabelecer a relação entre a vida na fazenda e o mundo mágico dos contos de fadas. Assim como na história de Dorothy, Carrie Underwood mostrou que as pessoas podem encontrar o caminho para um mundo maravilhoso mesmo em meio à uma tempestade tropical. Estabelecendo um paralelo em relação à sua carreira, pode ser que Carrie acredite pessoalmente que esteja numa tempestade dentro de sua carreira. Com tantos grandes nomes atualmente como Taylor Swift, Tim McGraw, Miranda Lambert, The Band Perry e Blake Shelton, Carrie Underwood passou a enfrentar uma concorrência muito maior do que a de 2005. Seu último álbum, “Play On” (2009), não igualou as vendas dos anteriores.

Com o novo álbum “Blown Away”, altamente bem produzido, Carrie Underwood quer e *precisa* recuperar o fôlego de “Some Hearts”. Com um talento diferenciado, muitos prêmios na bagagem, e músicas de um gênero que prega a colaboração e união, Carrie tem tudo para conquistar as paradas de sucesso e rádios do mundo inteiro. A tempestade vai passar.

Destaques