O IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, em parceria com a Offerwise, apresentou, durante o evento IAB AdTech & Branding 2023, a pesquisa ‘#Publi: O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros’. O documento traz luz às dinâmicas de interação dos consumidores brasileiros com as publis geradas por criadores, fornecendo informações para profissionais de marketing e anunciantes.
Segundo o documento, a economia de criadores continua transformando o panorama digital à medida que os criadores de conteúdo seguem conquistando, cada vez mais, números expressivos de seguidores que se identificam e depositam confiança em seus conteúdos. A pesquisa indica que a maior parte dos brasileiros conectados (92%) costuma aplicar frequentemente as dicas e conselhos de influenciadores – e 65% dos internautas consomem diariamente conteúdos produzidos por eles.
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A pesquisa ainda aponta que o consumo de conteúdo de influenciadores acontece por meio de vários formatos de mídia, sendo o vídeo curto (como Shorts, Reels, Tiktok) o formato mais atrativo. Vídeos curtos os tornam especialmente eficazes na criação de estratégias de publicidade e marketing.
Quando o tema é publicidade por meio dos influenciadores, 58% dos respondentes disseram que as publis são interessantes para descobrir novos produtos. Quando o assunto é conversão, 82% dos respondentes afirmam já ter comprado algum produto ou serviço indicado por um criador.
A divulgação da pesquisa aconteceu durante o IAB AdTech & Branding – evento que é um dos pontos de encontros da publicidade digital no Brasil. A edição deste ano trouxe, entre outros temas, uma discussão sobre o cenário do mercado de criadores, fornecendo informações importantes para a construção de estratégias efetivas junto às comunidades digitais.
“Estamos felizes em apresentar os resultados de nossa pesquisa durante o evento IAB AdTech & Branding 2023. A Creator Economy vem se tornando cada vez mais relevante na publicidade digital e é preciso desenvolver padrões técnicos e boas práticas para este segmento”, disse Cris Camargo, CEO do IAB Brasil. “Pontos como pertencimento e autenticidade precisam ser levados em consideração quando se quer construir relacionamentos duradouros com comunidades”, completa.
Segundo a IAB Brasil, o estudo de pesquisa tem como objetivo contribuir com o entendimento sobre esta nova economia sob a ótica do consumidor. E à medida que eles recorrem cada vez mais aos criadores em busca de inspiração e orientação, compreendem as nuances de suas interações.