in

9 músicas que provam que a cena urbana brasileira está abraçando os anos 1990

Nomes como Mu540, MC Lynne, MC Vítor, FBC, Tasha & Tracie e Felipe Ret já destacam as influências da década em suas músicas e estética.

MC Vítor, MC Lynne. Foto: Divulgação Kondzilla \\ Mu540. Foto: Instagram @mu540

Se os anos 1980 dominaram a música a nível global entre 2020 e 2021, agora parece ser a vez da década de noventa ditar as tendências culturais no mainstream. Enquanto artistas como Beyoncé, Drake, Harry Styles, Lizzo e Megan Thee Stallion remodelam ritmos que fizeram sucesso nos últimos anos do século passado, músicos brasileiros começam a reimaginar elementos sonoros e estéticos que marcaram o cancioneiro urbano nos anos 1990.

anos 90
Foto: captura YouTube (MU540)

LEIA MAIS:

Não é surpresa alguma que gêneros marginalizados pela sociedade e a grande mídia, como o funk e o rap, estejam na vanguarda desse movimento no cenário nacional. Se FBC e Vhoor colocaram o Miami Bass de volta nas pistas em 2021, neste ano, as gêmeas Tasha & Tracie e o celebrado produtor Mu540 investem em revestimentos musicais inspirados no hip hop de décadas passadas.

Seja com a adoção de um flow típico daqueles tempos ou com escolhas estéticas para videoclipes e shows, a cena urbana brasileira está resgatando o que aconteceu de melhor nos anos 1990 de forma original, adaptando à realidade de 2022 e mesclando com ritmos que não existiam (dessa forma) há 25 anos.

Enquanto o rapper Sant criou um álbum, chamado “Rap dos Novos Bandidos“, todo inspirado nesta década, Filipe Ret trouxe MC Cacau, nome importante do funk melody dos anos 1990, para o disco “Imaterial“. Ainda na pegada do funk melodyMC Lynne e MC Vitor apresentam em parceria o single “Vitamina”, com sonoridade que permeia a memória afetiva de quem curtiu a expansão do gênero com nomes como Claudinho e Buchecha, DJ Malboro e posteriormente Perlla e MC Leozinho.

O cantor Delacruz trouxe à tona o romantismo do funk de MC Marcinho na faixa “Romântico 90”, parceria com o veterano responsável pelo sucesso de “Rap do Solitário“, de 1995.

Confira alguns exemplos: 

“Vitamina” – MC Vitor e Mc Lynne

A atmosfera quase teen romântica de “Vitamina“, colaboração de MC Vitor com MC Lynne, é embalada por um beat que transporta qualquer ouvinte desavisado aos bailões dos anos 90 e remete aos hits de Claudinho & Buchecha. Os passinhos são quase inevitáveis diante de tanta nostalgia.

Mu540, Kyan e Bruno Prado – Mini Game

Talvez um dos melhores exemplos de criatividade diante de elementos de décadas passadas venha de Mu540. Em “Mini Game“, sua parceria com Kyan e Bruno Prado, isso fica evidente.

“Se Tá Solteira” – “Baile” – FBC & Vhoor

Seria injusto falar do resgate dos anos 1990 sem dar créditos ao rapper mineiro FBC e ao beatmaker Vhoor. No disco “Baile“, lançado no ano passado, eles trouxeram o Miami Bass a cena. O subgênero marcou o Hip Hop no final dos anos 1980 e inicio dos 1990 e pavimentou o cenário para o funk no Brasil. Nenhuma festa aconteceu nos últimos meses sem que o hit “Se Tá Solteira” fosse entoado com fervor pelo público presente.

“Rap dos Novos Bandidos” – Sant

O rapper faz algumas referências às letras que marcaram o rap do início dos anos 2000, mas se inspirou na estética do funk proibidão carioca dos anos 1990. Em uma das faixas do álbum, “ÍRIS”, Sant recebe MC Cidinho, conhecido pela dupla com Doca e a música fundamental “Rap da Felicidade”.

“Cerol Finin” – Sobs, Tasha e Tracie & Sueth

A década de 1990 é facilmente identificada no videoclipe de “Cerol Finin“. O top “bad boy” usado por Tracie é só um exemplo de como as gêmeas costumam trazer esse tipo de elemento para os seus projetos (isso sem falar no flow, na citação de MC Marcinho e Bonde do Vinho). A parceria das rappers com Sobs e Sueth já é um sucesso orgânico e, de certa forma, nostálgico.

Filipe Ret e Poze do Rodo – “Sonho Dos Cria”

O flow de Ret no refrão da faixa “Sonho dos Cria” é só mais um exemplo de sua ode aos anos 1990. A produção de Nagalli mostra como é possível trazer recortes de décadas passadas sem perder a originalidade.

“Romântico 90” – Delacruz e MC Marcinho

O nome do single, a parceria com MC Marcinho…Seria uma surpresa se a canção tivesse ares futuristas. O funk melody e as escolhas visuais para o videoclipe confirmam que Delacruz mergulhou na década de noventa para a produção desta track.

Extras:

Urias – EP “Her Mind”

Por mais moderno que seja o EP “Her Mind, de Urias, ele contém vários componentes da IDM Music, que surgiu na década de noventa derivada da Dance Music e do Techno. Referências antigas em uma sonoridade que tem dominado as pistas undergrounds do país e condensado o movimento clubber.

TANG – Tasha e Tracie ft Kyan Prod. MU540

O registro visual para “Tang” – encontro musical de Tasha & Tracie, Kyan e MU540 – foi dirigido por 1993agosto, artista que faleceu no ano passado. O videoclipe parece uma filmagem das ruas dos anos 1990, com ingredientes dos vídeos dá época.

Escrito por Douglas Françoza

Ex-BBB Rodrigo Mussi poderá apresentar o Rock in Rio na Globo

Ex-BBB22 Rodrigo Mussi poderá apresentar o Rock in Rio na Globo

Saiba quanto Lumena já faturou em plataforma de conteúdo adulto

Saiba quanto Lumena já faturou em plataforma de conteúdo adulto