Connect with us

Hi, what are you looking for?

#BIZ

‘7 Rings’: single de Ariana Grande é o mais executado em 24h no Spotify; conheça a linha estratégica do lançamento

Reprodução/YouTube
Ariana Grande em '7 Rings'.
Reprodução/YouTube

A cantora Ariana Grande, um dos grandes fenômenos do Pop da atualidade, conseguiu mais um feito histórico para a sua carreira: o título do single mais executado em 24h no Spotify, com ‘7 Rings’.

Recentemente comentamos aqui no MM sobre o lançamento do clipe de ‘Thank U, Next’, que ela se tornou a artista mais ouvida do Spotify e também rendeu recordes no YouTube.

A linha estratégica de Ariana Grande é um case de sucesso com inúmeras frentes. Vamos analisar os detalhes dessa ‘linha’ que correspondem a estratégias no digital e posicionamento musical, principalmente.

 

  • Lançamento álbum ‘Sweetener’

Antes de falarmos especificamente sobre o lançamento desse álbum, importante citarmos sobre a importância das ‘eras’ para a cultura Pop musical.

De maneira geral, uma ‘Era’ acompanha o lançamento de um álbum que é seguido por uma turnê. Há artistas que vivem essa era por mais de um ano, a exemplo do seu álbum posterior, ‘Dangerous Woman’, que foi lançado em maio de 2016.

Já com Sweetner, o processo, até então, tem se mostrado diferente. O álbum foi lançado em agosto de 2018. Em meio a um ano turbulento pessoalmente, Ariana não seguiu com a Turnê, até então, e tem lançado novos singles frequentes.

 

 
  • Lançamento ‘Thank U, Next’

O primeiro da série de singles foi lançado em 3 de novembro. Já o clipe, no dia 30 de novembro, com inúmeras referências da cultura Pop, e o mais visto em 24h no YouTube.

Falando nesse clipe, ele já traz inúmeros indícios do single ‘7 Rings’ será lançado em breve: música de abertura dos ‘depoimentos’ do clipe, placa do carro utilizado na produção também.

Ariana já utilizou essa estratégia outras vezes, o que sempre movimenta a expectativa dos fãs e os rumores. Com essa música, ela já está há 10 semanas no ranking Top 100 da Billboard, alcançando o primeiro lugar. Hoje, está na terceira posição.

 

 
 
Se você quiser ver todos os detalhes desse clipe, em termos de referências, veja no ótimo vídeo abaixo, feito pela jornalista Fernanda Catania (Foquinha):
 
 
Também foram lançados os bastidores da gravação de ‘Thank U, Next’ no período pós-lançamento e pré-lançamento do novo single. Veja o primeiro da sequência em seguida:
 
 
  • Lançamento Single ‘Imagine’

Single lançado em 14 de dezembro, cerca de 15 dias pós-lançamento do clipe de ‘Thank U, Next’. E também já uma prévia do novo álbum produzido pela cantora, no qual, todos os singles lançados estarão presentes.

Para esse clipe, a artista optou por lançá-lo apenas na versão de Lyric Video. Falamos aqui no MM também o quanto essa estratégia pode ser interessante para um artista, relembre aqui.

Confira:

 
  • Lançamento ‘7 Rings’

Chegamos ao ‘7 Rings’, lançado na última sexta-feira (18) acompanhado do clipe. Esse single que é o recordista em streams no Spotify nas primeiras 24h. Ariana também aparece na lista em sexto lugar com ‘Thank U, Next’.

Veja os outros singles que pertencem a essa lista, e as datas que alcançaram o recorde de streams na plataforma, de acordo com o MBW:

  1. 7 Rings, Ariana Grande – 14,966,544 (Janeiro 18, 2019)
  2. All I Want for Christmas Is You, Mariah Carey – 10,819,009 (Dezembro 24, 2018)
  3. SAD!, XXXTentacion – 10,415,088 (Junho 19, 2018)
  4. Shape of You, Ed Sheeran – 9,891,056 (Março 3, 2017)
  5. In My Feelings, Drake – 9,847,333 (Julho 20 2018)
  6. thank u, next, Ariana Grande – 9,606,415 (Novembro 9, 2018)
  7. Nonstop, Drake – 9,298,297 (Junho 29, 2018)
  8. Last Christmas, Wham! – 9,098,668 (Dezembro 24, 2018)
  9. Survival, Drake – 8,611,591 (Junho 29, 2018)
  10. God’s Plan, Drake – 8,553,009 (Janeiro 26, 2018)

Music Business Worldwide

 
 

Para esse single artistas se manifestaram alegando plágio. Princess Nokia, que acusou a letra de ser parecida já que em ambas as músicas, as cantoras falam sobre seus cabelos. Em “7 Rings”, Ariana canta: “Você gosta do meu cabelo? Obrigada, acabei de comprar / Eu vejo, eu gosto, eu quero, eu tenho”. Já em “Mine”, Nokia diz: “Balanço o cabelo, eu sou linda / É meu, eu comprei / É meu, eu comprei”.  E o rapper Soulja Boy também a acusou de “se inspirar” em seu single de 2010, “Pretty Boy Swag”. No Twitter, ele chamou Ariana de “ladra”.

Independentemente das polêmicas envolvendo essa canção, Ariana construiu um grande case. Não apenas pelos números digtiais, mas, pelo o engajamento alcançado.

Em todos os lançados realizados, Ariana trabalha com expectativasobre os seus trabalhos, o que mostra que ela conhece muito bem o seu público e sabe como envolvê-lo. Além do ótimo trabalho no digital e divulgações constantes nas suas Redes Sociais.

Ela está lançando praticamente um single por mês, o que nos lembra até o ‘Check-Mate’ feito por Anitta em 2017. O próximo álbum de Ariana grande ainda não possui data de lançamento, mas, promete grandes números para a indústria musical.

 

Destaques

#Geek

Bruna Marquezine protagoniza "Amor da Minha Vida", nova série do Disney+, com Sérgio Malheiros. Saiba detalhes!

#Noticias

Com um disco de estreia previsto para sair em novembro, João Lucas surge mais solto e dançante em “Leonina”, o recém-lançado último single antes...

#Noticias

“BIRDS OF A FEATHER”, de Billie Eilish, é dado pelo público como um dos maiores hits de 2024! A música, que chegou junto ao...