25 de junho é sempre uma data difícil para os verdadeiros fãs de música pop. Foi nesse dia, em 2009, que o mundo perdeu Michael Jackson. Sim, já faz oito anos! Seu legado é imenso e seu nome nunca deixou de estar em evidência – com álbuns póstumos, documentários, coletâneas, relançamentos, polêmicas e curiosidades. Parte do legado de Michael é, também, a lista de artistas que ele abençoou e seguem em atividade – sempre citando-o como grande inspiração. Confira!
BEYONCÉ
A popstar entreou um prêmio para Michael no World Music Awards. Também há um vídeo dele ligando para ela para falar do single beneficente “What More Can I Give”. “Michael me ensinou que, às vezes, você tem que esquecer a técnica, esquecer o que você tem. Se você se sente doente, você tem que tirar das suas vísceras e apenas deixar fluir. Michael Jackson me mudou, e me ajudou a me tornar a artista que eu sou”, escreveu Beyoncé na ocasião da morte.
BRITNEY SPEARS
A cantora foi convidada para cantar com o Rei do Pop no “30th Anniversary Celebration” em 2001: os dois fizeram dueto em “The Way You Make Me Feel”. No ano seguinte, ela entregou o Millennium Award.
JUSTIN TIMBERLAKE
Segundo consta, Michael adorava o ‘N Sync e, em especial, Justin Timberlake. Foi a boyband que introduziu o Rei do Pop ao Rock and Roll Hall of Fame. Também foi o grupo que Michael convidou para cantar “Dancin’ Machine” com ele no “30th Anniversary Celebration” e “Dirty Pop” no VMA de 2001. Justin acabou lançando um dueto póstumo com Michael – um tanto criticado, mas produtores garantiram que gravar com Timberlake era um desejo antigo de Michael.
LENNY KRAVITZ
Michael convidou o cantor e músico para uma colaboração no álbum que estava produzindo antes de morrer. Uma das faixas – “(I Can’t Make It) Another Day” – foi lançada no álbum póstumo “Michael” (2010). “Foi provavelmente a colaboração mais incrível que já fiz. Ele me inspirou tanto quando eu era criança… Trabalhar com ele foi fantástico. Ele vinha fazendo música todos esses anos e não se cansava, ainda era perfeccionista, ainda ia para o estúdio e passava o dia todo e a noite toda até acertar. Voltava no dia seguinte e depois também”, conta.
WILL.I.AM
Em 2007, Michael estava trabalhando em um álbum de inéditas, que não deu tempo de sair. Era em Will.i.am que o Rei confiava a produção do material. Três faixas foram produzidas: “Dreaming”, “Still the King” e “I Will Miss You”, inéditas. Por respeito a Michael, inclusive, Will.i.am criticou o lançamento do álbum póstumo de 2010: “as músicas de Michael Jackson estão terminadas quando Michael diz que elas estão terminadas. Talvez se eu nunca tivesse trabalhado com ele, eu pensaria diferente. Mas ele era muito específico sobre como queria que ficassem os vocais, os detalhes, tudo”.
PHARRELL
Como membro do The Neptunes, o rapper e produtor teve bastante contato com Michael. The Neptunes ofereceu um monte de músicas para o Rei do Pop (e o empresário dele as repassou para Justin Timberlake). “Tivemos algumas conversas, uma quando o visitei em sua casa e outra quando ele me entrevistou anos atrás para uma matéria de uma revista”, conta Pharrell, “ele era o mais talentoso, interessante, perturbado e iluminado ser humano que eu já topei e, de fato, tive a sorte de encontrar em primeira mão. Mas ele era tão enigmático”.
