O Grammy costuma acontecer antes do Oscar no calendário de premiações, e nem sempre ele é um sinalizador para o que será premiado como melhor canção original na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Confira aqui cinco exemplos de trabalhos que não foram premiados no Grammy, mas ganharam o Oscar nos últimos anos!
Leia mais:
- As chances e os desafios de Beyoncé no Grammy 2025
- Grammy tem quadro de votantes mais diverso da história, afirma Academia de Gravação
- Selena Gomez lança “Mi Camino”, música que pode levá-la ao Oscar
- “Ainda Estou Aqui”: Walter Salles dá detalhes da campanha pelo Oscar 2025
1. “Writing’s on the Wall” – Sam Smith
Filme: “007 – Contra Spectre”
Quando ganhou o Oscar: 2016
A música fez sucesso – só seu clipe foi visto 275 milhões de vezes no YouTube – e ganhou o Oscar e o Globo de Ouro. Mas a faixa não rendeu sequer uma indicação ao Grammy. E Sam tinha ganhado quatro Grammys no ano anterior, inclusive o de Artista Revelação.
2. “City of Stars” – Ryan Gosling e Emma Stone
Filme: “La La Land”
Quando ganhou o Oscar: 2018
O dueto de Ryan Gosling e Emma Stone ganhou muitos prêmios – o Oscar, o Globo de Ouro, o Critics’ Choice, entre outros – e chegou a concorrer ao Grammy de melhor música composta para mídia visual. Mas perdeu para “How Far I’ll Go”, da animação “Moana”.
3. “Remember Me” – Miguel e Natalia Lafourcade
Filme: “Viva – A Vida é uma Festa”
Quando ganhou o Oscar: 2018
Miguel e Natalia Lafourcade gravaram a “versão pop” da música, que é cantada algumas vezes no filme pelos personagens. Houve também uma versão em espanhol, na voz de Carlos Rivera. Mas não deu. A música foi indicada ao Grammy de melhor canção escrita para mídia visual, mas perdeu naquele ano para “Shallow” da Lady Gaga.
4. “(I’m Gonna) Love Me Again” – Elton John e Taron Edgerton
Filme: “Rocketman”
Quando ganhou o Oscar: 2020
A música da cinebiografia do Elton John ganhou vários prêmios além do Oscar de melhor canção original, como o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards, mas não foi nem indicada ao Grammy.
5. “Naatu Naatu” – Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava
Filme: “RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)”
Quando ganhou o Oscar: 2023
A música cantada em telugu (língua dravídica da Índia) foi premiada no Oscar mas sequer foi indicada ao Grammy Awards. Em contrapartida, ganhou prêmios como o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards, e acumula 229 milhões de reproduções em um único vídeo no YouTube.