O filme “Divertida Mente 2” se tornou a maior bilheteria de 2024 nos cinemas – e também o primeiro filme do ano a bater US$ 1 bilhão de faturamento. O longa-metragem não apenas revitalizou a franquia da Pixar, nove anos após a animação original, como reaqueceu a indústria cinematográfica, que vinha cabisbaixa no primeiro semestre.
Leia mais:
- 5 filmes da Pixar que não bombaram como “Divertida Mente 2”
- “Divertida Mente 2” quebra 8 recordes em 10 dias: veja lista!
- Lista: 11 animações que bateram US$ 1 bilhão de bilheteria
Em “Divertida Mente 2”, a protagonista Riley chega à adolescência e, com isso, precisa lidar com novas emoções: ansiedade, tédio, vergonha e inveja.
Conheça as mentes por trás de “Divertida Mente 2”!
1. Kelsey Mann, diretor
Apesar do sucesso do primeiro “Divertida Mente”, a Pixar convocou outro profissional para assumir a direção do filme novo: Kelsey Mann. Ele já havia dirigido a série “Megas XLR” (2004-2005) e o curta “Central da Festa” (2013). Kelsey também tem experiência como artista de storyboard, tendo trabalhado em “A Mansão Foster Para Amigos Imaginários” (2006-2009) e “Ultimate Homem-Aranha” (2012).
2. Jason Deamer, diretor de arte
É o mesmo diretor de arte de “WALL-E” (2008) e “Red: Crescer É Uma Fera”, animação da Pixar que não teve o mesmo sucesso de “Divertida Mente 2”. Ele conta que se preocupou em seguir o cânone visual do primeiro filme, acima de tudo. Jason também trabalhou no setor de animação de “Toy Story 4” (2019) e “Procurando Dory”, duas das animações de maior bilheteria da história.
3. Meg LeFauve, roteirista de “Divertida Mente”
Ela chegou a ser indicada ao Oscar pelo roteiro do primeiro filme, então foi natural que a convocassem para escrever também a sequência. Meg LeFauve também escreveu “O Bom Dinossauro” (2015), “Capitã Marvel” (2019) e “O Dragão do Meu Pai” (2022).
4. Dave Holstein, roteirista
Desta vez, Meg contou com a colaboração de Dave Holstein, roteirista por trás das séries “Weeds” (2008-2012) e “Kidding” (2018-2020).
5. Dacher Keltner, psicólogo consultor
A Disney divulgou que sua equipe de criação contou com consultoria do psicólogo Dacher Keltner, que dá aulas na Universidade de Berkeley. Ele já havia colaborado com o primeiro filme, e foi chamado de volta para ajudar na elaboração dos novos personagens (novas emoções).