Na última terça-feira (6), o CEO do YouTube, Neal Mohan, compartilhou uma carta aberta, expondo reflexões sobre 2023 e visões para 2024. Mohan enfatizou o crescimento do YouTube desde seu surgimento como uma nova forma de contar histórias, até se tornar uma plataforma global com mais de 3 milhões de canais no Programa de Parcerias do YouTube (YPP). Além de refletir sobre o passado, o comunicado destacou as quatro apostas principais do CEO para o futuro próximo.
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1) IA e criatividade: um novo capítulo na evolução do Youtube
O CEO enfatizou a importância da inteligência artificial na plataforma, afirmando que ela deve capacitar a criatividade humana, não substituí-la. Ele destacou iniciativas recentes, como a Tela Fantástica, que permite criar planos de fundo gerados por IA para o YouTube Shorts, e o programa Incubadora de IA do Music, que explora as possibilidades da IA na música em colaboração com parceiros da indústria.
Mohan enfatizou ainda o papel dos YouTube Shorts como uma porta de entrada para a criação e compartilhamento de conteúdo, revelando que eles recebem uma média de mais de 70 bilhões de visualizações diárias, e afirmou que a plataforma continuará a investir em tecnologias de IA para democratizar o acesso à criação de conteúdo.
2) Reconhecimento dos Criadores
A carta também destaca o papel dos criadores de conteúdo como verdadeiros impulsionadores da indústria do entretenimento, redefinindo o mercado com narrativas de alto nível e impacto global.
Com mais de 3 milhões de canais no Programa de Parcerias do YouTube (YPP), que oferece maneiras de ganhar dinheiro, e um aumento de cerca de 50% no uso de recursos como os clubes de canais para apoiar financeiramente os criadores, a plataforma está investindo em diversificar as fontes de receita para esses profissionais. Além disso, há uma crescente valorização do papel econômico e cultural dos criadores, com iniciativas como o Creator Collective para apoiar e colaborar com a comunidade criativa.
“Não é apenas a indústria do entretenimento que está aprendendo com isso. Os líderes mundiais também estão aproveitando o amplo alcance dos criadores. No outono passado, durante a Reunião de Líderes Econômicos da APEC, em São Francisco, oficiais do governo como a ministra das Relações Exteriores do Canadá e a secretária de Comércio dos EUA conversaram com criadores, incluindo Toby Hendy, Liah Yoo e Humphrey Yang, com objetivo de interagir com o público deles. Tive a oportunidade de assistir pessoalmente a algumas dessas conversas. É ótimo ver os líderes entenderem o valor dos criadores”, conta Neal Mohan.
3) Expansão para a sala de estar e inscrições
Na perspectiva do YouTube, a próxima fronteira é a integração do conteúdo na sala de estar e nas assinaturas. A plataforma percebeu uma mudança significativa no consumo de vídeos, com espectadores preferindo assistir a uma variedade de conteúdos “na maior tela da casa com os amigos e a família”. Nos últimos três anos, o número de principais criadores que tiveram a maior parte do tempo de visualização na tela grande aumentou mais de 400%. Usuários do mundo todo agora assistem, em média, mais de 1 bilhão de horas de conteúdo do YouTube em suas TVs todos os dias.
Com mais de oito milhões de assinantes no YouTube TV e mais de 100 milhões de assinantes do Music e Premium, o foco está em expandir a presença nesse ambiente, oferecendo uma ampla gama de conteúdos e experiências. A estratégia é aprimorar a experiência do usuário, tanto nas assinaturas quanto na oferta de conteúdo, para atender às demandas e interesses dos consumidores.
4) Proteção à economia criadora
No posicionamento, o CEO reiterou o compromisso primordial de proteger a comunidade da plataforma, enfatizando que a sustentabilidade da economia dos criadores é essencial para os negócios.
Além disso, destacou a importância de criar uma experiência online segura para crianças e adolescentes, garantindo que os produtos para jovens sejam cuidadosamente desenvolvidos em coordenação com famílias e especialistas em saúde mental.
A plataforma também está focada em conectar os usuários com informações de alta qualidade, especialmente durante eventos eleitorais, investindo em políticas rigorosas e adaptando-se rapidamente para enfrentar novos desafios, como a disseminação de deepfakes, através de transparência e proteções adicionais.
“É importante criarmos uma experiência online saudável para as crianças. Ao observar meus próprios filhos usando a tecnologia em casa, penso em quantas famílias acessam o YouTube todos os dias para ajudar as crianças em tudo, desde trabalhos de casa até tutoriais para aprender novos penteados. Nossos produtos para jovens alcançam mais de 100 milhões de espectadores ativos todos os meses e acompanhamos o desenvolvimento de crianças e adolescentes de maneira cuidadosa e em coordenação com famílias e especialistas em saúde mental”, conta Mohan.