in

27/07: Há exatamente 6 anos era formado o grupo Fifth Harmony


27/07: essa data te faz lembrar algo? Talvez você não esteja se dando conta, mas foi este dia que inspirou o título do segundo álbum do Fifth Harmony, o 7/27 (nos Estados Unidos o mês vem antes). Isso tem um motivo nobre. Foi neste dia que o grupo foi formado no reality show “X Factor” americano, em 2012.

Ally Brooke, Camila Cabello, Normani Kordei, Dinah Jane e Lauren Jauregui tinha sido desclassificadas como solistas, mas ganharam uma nova chance quando receberam a sugestão dos jurados de formar um grupo. Elas aceitaram e, então, surgiu o Lylas. Espera aí, Lylas? Sim… Esse foi o primeiro nome do grupo. Elas não conseguiram manter o nome, já que tinha um outro com nome similar. Foi então que mudaram para 1432, um termo coloquial para “I Love You Too” (eu te amo também). Simon Cowell criticou o nome e sugeriu uma nova mudança, foi então que surgiu Fifth Harmony, via votação do público.

O grupo terminou em terceiro lugar, mas não é exagero afirmar que foi o maior sucesso gerado pela versão americana do X Factor. Simon Cowell resolveu apostar nas meninas e um contrato foi assinado com a Syco Music. Um grande acerto! O grupo ficou muito popular em pouco tempo, atingindo os primeiros lugares nas paradas e ganhando prêmios.

O momento de virada foi durante a divulgação do álbum “Reflection”, o primeira da carreira. “Worth It”, já o terceiro single do disco, estourou. A música é uma das mais marcantes do grupo e chegou ao 12º lugar na parada Billboard Hot 100.

O sucesso ficou ainda maior no segundo disco “7/27”, que deu o maior hit da carreira das meninas. “Work from Home” foi quarto lugar nos Estados Unidos e tem certificado de platina quíntupla. “All in My Head (Flex)” também foi um grande hit.

No final de 2016 o grupo foi o maior destaque das notícias sobre celebridades com a saída de Camila Cabello. A situação não foi a mais amigável, causando uma série de controvérsias que não cabem aqui serem detalhadas. O grupo continuou, então, com quatro integrantes, lançando o terceiro álbum em 2017. O momento mais marcante desta fase foi, sem dúvida, o VMA, quando o Fifth Harmony fez uma performance com referência ao ocorrido.

Em 2018, o grupo resolveu entrar em hiato por tempo indeterminado. “Depois de seis anos trabalhando duro, sem parar, também percebemos que para continuarmos autênticas a nós mesmas e a vocês, nós precisamos tirar um tempo por enquanto do Fifth Harmony para buscar nosso próprio caminho”, justificaram. As integrantes focam em carreira solo.

Pelas redes sociais, Dinah Jane foi a única que lembrou o aniversário. “Amo vocês harmonizers”, escreveu ela.