O tempo voa e viradas de ano sempre servem para sublinhar isso. O POPline separou uma lista de 25 clipes que fazem aniversário de 25 anos em 2025. Os vídeos e as músicas marcaram uma época que, se você viveu, não esqueceu até hoje!
Aaliyah – “Try Again”
A música fez parte da trilha do filme “Romeu tem que Morrer” e alcançou o topo da Billboard Hot 100. Com o clipe, Aaliyah ganhou dois VMAs: melhor clipe feminino e melhor clipe de um filme.
Backstreet Boys – “Shape of My Heart”
O grupo passou 65 dias no topo da parada do “TRL”, o programa de clipes da MTV da época, com “Shape Of My Heart”. Foi um tremendo sucesso. A música pegou Top 10 na Billboard Hot 100 e recebeu uma indicação ao Grammy de melhor performance pop de dupla ou grupo.
Brian McKnight e Ivete Sangalo – “Bak at One”
Para divulgar o álbum de Brian McKnight no Brasil, o single, que já era sucesso nos Estados Unidos, ganhou uma versão com participação de Ivete Sangalo. Eles também gravaram um clipe, que ajudou a faixa a se tornar uma das mais ouvidas do ano no país.
Britney Spears – “Oops!… I Did It Again”
Carro chefe do segundo álbum da cantora, “Oops!… I Did It Again” é um dos marcos na carreira de Britney. O clipe a levou para dançar em Marte e recebeu quatro indicações ao VMA.
Leia mais:
- 5 músicas de Britney Spears que não foram nº1 mas fizeram história
- Britney Spears tem um recado para você que não gosta de vê-la dançando no Instagram
- Diretor atualiza status da cinebiografia de Britney Spears
Christina Aguilera – “Come On Over Baby (All I Want Is You)”
O clipe traz um dos visuais icônicos de Christina Aguilera. A música, lançada em 1999, se tornou o terceiro nº1 da Aguilera na Billboard Hot 100 no ano 2000. Christina a cantou no VMA 2000.
Destiny’s Child – “Say My Name”
Embora a música tenha sido lançada em 1999, “Say My Name” só ganhou um clipe em fevereiro do ano 2000. O vídeo marcou a entrada de Michelle Williams e Farrah Franklin no grupo, e ganhou o VMA de melhor clipe R&B.
Eminem – “The Real Slim Shady”
O rapper ganhou muitos prêmios com essa música e esse clipe. No VMA, ele levou os troféus de melhor clipe e melhor clipe masculino. Já no Grammy, ganhou o troféu de melhor performance rap solo. O vídeo conta com participação da comediante Kathy Griffin.
Enrique Iglesias feat. Sandy e Junior – “You’re my # 1”
Para entrar no mercado brasileiro, o espanhol Enrique Iglesias gravou uma versão da música com a dupla Sandy e Junior, que era o que havia de mais pop no momento no país. O clipe foi gravado em Miami, com direito a cobertura do “Fantástico”, tudo para promover o cantor no Brasil.
Janet Jackson – “Doesn’t Really Matter”
Pré-cancelamento de Janet, tudo que ela tocava virava outro. “Doesn’t Really Matter” foi gravada para a comédia “O Professor Aloprado 2” e alcançou o topo da parada norte-americana. Janet chegou a se apresentar com ela no palco do VMA 2000.
Jennifer Lopez – “Let’s Get Loud”
Uma das músicas-assinatura de Jennifer Lopez ganhou clipe filmado na Copa do Mundo de Futebol Feminino em 1999. A cantora foi indicada ao Grammy de melhor gravação dance.
KLB – “A Dor Desse Amor”
Esse foi o primeiro clipe do grupo de irmãos KLB. A música é uma versão em português de “A Puro Dolor”, lançada originalmente pelo grupo Sound By Four. O KLB estourou com essa música!
Madonna – “Music”
O clipe mostra Madonna e os amigos curtindo em uma limusine dirigida por Sacha Baron Cohen. Com essa música, Madonna recebeu duas indicações ao Grammy (gravação do ano e melhor performance pop vocal feminina) e ganhou o prêmio de clipe pop do ano no Billboard Music Video Awards.
Mariah Carey feat. Westlife – “Against All Odds (Take a Look at Me Now)”
O single marcou o fim da parceria da Mariah Carey com a Sony Music. Quando ganhou uma nova versão com o Westlife, veio também um novo clipe, bem simples, gravado em estúdio. Mas foi o suficiente para a faixa chegar ao topo da parada britânica.
‘N Sync – “Bye Bye Bye”
Resgatada pelo filme “Deadpool & Wolverine”, a música abriu os trabalhos do ‘N Sync na era “No Strings Attached” e alcançou o 4º lugar na Billboard Hot 100. No clipe, os cinco integrantes aparecem como marionetes. O resultado foi um sucesso – 25 dias no topo da parada do “TRL”, o programa de clipes bombado da época.
P!nk – “There You Go”
O clipe de estreia da cantora P!nk a trouxe dirigindo motos. Segundo relatos da época, ela quase bateu 85 vezes durante as filmagens. O vídeo marcou o início de uma parceria longeva com o diretor Dave Meyers, e rendeu uma indicação ao VMA de artista revelação.
Red Hot Chili Peppers – “Californication”
A música título do álbum de 1999 da banda de rock só ganhou clipe no ano 2000. O vídeo se passa dentro de um videogame e concorreu ao VMA de clipe do ano.
Sandy & Junior – “Enrosca”
Inspirado em “Scream” de Michael e Janet Jackson, o clipe de “Enrosca” trouxe uma nova versão da dupla Sandy e Junior. Menos infantis e mais ousados. O clipe recebeu cinco indicações ao VMB, a versão brasileira do VMA.
SNZ – “Retrato Imaginário”
Com o sucesso de Sandy & Junior, houve uma explosão de nepo babies no pop teen brasileiro nos anos 200 e o grupo SNZ foi um deles. “Retrato Imaginário” foi uma das músicas de trabalho do álbum de estreia do grupo e se tornou um grande sucesso. O clipe estreou na MTV.
Spice Girls – “Holler”
“Holler” foi o primeiro single do álbum “Forever” e o primeiro clipe do grupo sem Geri Halliwell. No vídeo, as quatro integrantes da girlband representam os quatro elementos – água, ar, terra e fogo. As Spice Girls pegaram o topo da parada britânica com a música.
Toni Braxton – “He Wasn’t Man Enough”
Primeiro single do álbum “The Heat”, “He Wasn’t Man Enough” ganhou o Grammy de melhor performance vocal feminina R&B e alcançou o 2º lugar na Billboard Hot 100. O clipe mostra Toni Braxton como uma super-heroína de desenho animado.
Twister – “40 Graus”
2000 foi o ano de pegar 40 graus de febre. O grupo Twister estourou com essa música. Era impossível ignorá-la. Ela alcançou o nº1 nas rádios do país e foi indicada ao VMB na categoria “escolha da audiência”. O Brasil precisava de uma boyband né?
U2 – “Beautiful Day”
O clipe foi gravado no aeroporto de Paris, Charles de Gaulle, e serviu de porta entrada do público para o álbum “All That You Can’t Leave Behind”. O U2 ganhou três Grammys com essa música – gravação do ano, música do ano e melhor performance rock de dupla ou grupo.
Wanessa Camargo – “O Amor Não Deixa”
Foi com essa música e esse clipe que o Brasil conheceu Wanessa Camargo. “O Amor Não Deixa” foi o primeiro single da cantora. Ela conta que se inspirou em Mariah Carey para a gravação – em todas as vezes que se trancou no quarto para imitar a diva pop americana. Detalhe: Dado Dolabella, atual namorado da cantora, participa desse clipe.
Westlife – “Fool Again”
O clipe da música foi gravado no México e ajudou “Fool Again” a passar 12 semanas no topo da parada de singles britânica. A música é o último single do álbum de estreia da boyband, lançado no ano anterior.
Xuxa – “Cinco Patinhos”
Um marco para toda uma geração de crianças. Foi no ano 2000 que Xuxa iniciou sua era “Só Para Baixinhos”. Foi o DVD mais vendido do ano e “Cinco Patinhos” se tornou uma das músicas mais conhecidas do projeto.