Se você era um adolescente ou um jovem adulto no final dos anos 1990, com certeza você lembra do furor causado pelo lançamento de “Spice World”, o filme das Spice Girls, que chegou aos cinemas no dia 26 de dezembro de 1997 e comemora 25 anos agora em 2022.
E para relembrar esse lançamento, que divide público e crítica, trazemos uma lista com 10 curiosidades sobre a produção.
Leia mais:
- Geri Halliwell, das Spice Girls, recebe doutorado honorário
- Spice Girls se reencontram no aniversário de Geri Halliwell e cantam hit
- Spice Girls lançam versão alternativa do clipe de “Spice Up Your Life”
- Melanie C fala sobre nova reunião e possível turnê das Spice Girls
Como o maior grupo feminino da época, hoje o maior grupo feminino de todos os tempos, as Spice Girls eram um fenômeno comercial, que ultrapassava o mercado fonográfico e fazia vender absolutamente tudo que tivesse seus rostos estampados.
E, claro, o cinema foi um desses mercados explorados por elas, resultando no filme “Spice World”.
Confira 10 curiosidades sobre “Spice World”:
1. Filme foi gravado junto com o álbum “Spiceworld”
Com uma agenda que não permitia muitos dias de folga (tema, inclusive, abordado no próprio filme), as Spice Girls tiveram que gravar o filme “Spice World” ao mesmo tempo em que gravavam o seu segundo álbum, o “Spiceworld”. As gravações do disco aconteceram, em sua maior parte, em um estúdio montado nos bastidores do set de filmagem e elas trabalharam no álbum nos intervalos das filmagens.
O álbum foi lançado no dia 1º de novembro de 1997 e utilizou de cenas do filme no clipe de “Too Much”, que também serviu para divulgar o lançamento cinematográfico.
2. Projeto foi todo concebido em apenas um ano
Enquanto outros projetos cinematográficos demoram vários anos desde sua ideia, para roteiro, produção, filmagens, edição e pós-produção, com “Spice World” toda essa rota foi feita em apenas um ano.
Segundo Barnaby Thompson, um dos produtores do filme, a ideia surgiu em um almoço no dia 1º de novembro de 1996 e “Spice World” foi entregue exatamente um ano depois, estreando nos cinemas, então, no dia 26 de dezembro de 1997.
3. Despretensioso
As Spice Girls sempre disseram que a melhor forma de não se importar com o que os outros falam de você, é você rir de si mesmo. E foi isso o que fizeram em “Spice World”: elas extrapolaram suas “características”, atribuídas a elas em uma das primeiras entrevistas do grupo, fazendo disso algo tão ridículo que ninguém mesmo poderia mais tirar sarro delas. E funcionou.
4. Framboesa de Ouro
Claro que um filme despretensioso, com 5 estrelas da música que não são atrizes, em papéis cômicos, que extrapolam as suas próprias personalidades, não seria material para Oscar. A crítica foi dura com “Spice World”, colocando o filme sempre na lista de piores lançamentos do ano (alguns da história).
E no Framboesa de Ouro, o equivalente ao Oscar para produções ruins do cinema, “Spice World” recebeu 7 indicações e levou o prêmio de Pior Atriz, dividido por cada uma das cinco integrantes do grupo.
5. Sucesso de Público
Enquanto a crítica foi bem dura com “Spice World”, o público reagiu da forma como já se imaginava: o filme foi um grande sucesso de bilheteria. Sua produção custou um total de 25 milhões de dólares e o filme arrecadou 100 milhões em bilheteria.
6. Menções à Princesa Diana e Gianni Versace foram deletadas
Apesar do roteiro simples, “Spice World” precisou de umas edições de última hora antes de seu lançamento 25 anos atrás. A missão das edições foi tirar menções à Princesa Diana e ao estilista Gianni Versace, ambos vivos durante as gravações, mas faleceram tragicamente em 1997, meses antes do lançamento do filme.
7. Kim Fuller, roteirista e irmã do empresário das Spice Girls
E falando em roteiro, “Spice World” contou com a escrita de Kim Fuller, irmã de Simon Fuller, empresário das Spice Girls na época. Kim ainda conta com outro roteiro para um filme com músicos como protagonistas, que também foi duramente massacrado pela crítica: “From Justin to Kelly”.
8. “Spice World” não era o nome inicial do filme
Assim como as Spice Girls não teriam esse nome inicialmente (se chamariam Touch), o filme “Spice World” tinha outro título. Ganha um doce quem adivinhar: “Five”. Clichê, não é?
9. Referências em “Spice World”
O roteiro pode até ser simples, mas “Spice World” é uma verdadeira ode à vários itens da cultura Pop mundial, em especial, claro, a britânica. Além de diversas participações especiais, que vão de Elton John a Jennifer Saunders, o filme das Spice Girls também traz várias referências importantes.
Para citar algumas:
- A música “Revolution”, dos Beatles
- O programa “Fox Force Five”, mencionado no filme “Pulp Fiction”
- O filme “Velocidade Máxima”
- O personagem Hercule Poirot, da autora Agatha Christie
10. O filme é aprovado pelo Bechdel Test
- Tem dois ou mais personagens femininos com nomes
- Que conversam entre elas
- É sobre algo que não seja homens
EXTRA: O ônibus de turnê exibido no filme, em que as Spice Girls passam a maior parte do tempo, está em exibição no Reino Unido, na Island Harbour Marina, em Island of Wight.