in ,

12 documentários musicais para assistir em casa na Netflix


Hora de lidar com o novo coronavírus e a recomendação dos profissionais de saúde é ficar em casa para evitar o contágio. Para te ajudar nesse isolamento social, o POPline listou documentários musicais que estão disponíveis na Netflix. Desse jeito, todos nós sairemos da autoquarentena sabendo um pouco mais sobre música. Há opções para todos os gostos. Confira:

Taylor Swift – “Miss Americana”

O documentário, lançado neste ano, mostra como a popstar assumiu as rédeas sobre seu discurso e sua imagem ao amadurecer como pessoa. O filme mostra os bastidores do processo criativo do álbum “Lover”, mas trata também do distúrbio alimentar da cantora e, principalmente, da decisão de se posicionar politicamente para o grande público – algo que sempre lhe recomendaram a não fazer.

Beyoncé – “Homecoming”

O documentário mostra partes do show de Beyoncé no Festival Coachella, em 2018, mescladas a cenas inéditas de todo o processo criativo e toda a preparação para que ela fizesse esse show. Ótima oportunidade para entender o rigor e o perfeccionismo de Beyoncé para levantar uma superprodução, em toda sua vulnerabilidade pós-parto.

27 Gone Too Soon

O que Amy Winehouse, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Brian Jones têm em comum? Além da música, o fato de terem morrido – todos – aos 27 anos de idade. O filme trata das circunstâncias envolvidas na morte de cada um deles.

Anitta: “Vai Anitta”

Dividido em seis episódios, o documentário mostra a trajetória de Anitta, saindo do subúrbio do Rio de Janeiro para conquistar o mundo. A docu-série acompanha a época do projeto “CheckMate”, com um lançamento por mês, seu poder no Carnaval, e seus primeiros passos fora do Brasil. Neste projeto, Anitta também abre sua intimidade e fala de sua depressão. Ótima cena: quando a cantora foi soltar um pum e fez cocô nas calças dentro de uma van.

Lady Gaga – “Five Foot Two”

Estreado no Festival de Toronto, o documentário mostra os bastidores do show de Lady Gaga no Super Bowl e o processo criativo do álbum “Joanne”. Cheio de conteúdo bastante pessoal, um dos destaques do filme é o tratamento dado à fibromialgia. Gaga não se furta a mostrar cenas em que chora de dor.

“Hip-Hop Evolution”

Essa é uma série documental original da Netflix, com quatro temporadas. Trata da ascensão do rap e do hip-hop nos Estados Unidos, desde o início até os astros da nova geração.

Michael Jackson – “This Is It”

“This Is It” seria o nome da temporada de 50 shows que Michael Jackson faria na O2 Arena, em Londres. Mas ele morreu e o show nunca foi realizado. “This Is It”, o documentário, mostra como seria esse show, com imagens exclusivas dos ensaios e preparativos para a estreia de um artista que estava com a saúde muito frágil, porém

One Direction: “This Is Us”

Como o grupo se tornou um fenômeno mundial? Esse é o foco do documentário, que mostra como as vidas dos cinco integrantes antes e depois de fazerem audições para o “X Factor”. O filme também é um registro da turnê “Take Me Home”, de 2013.

“Strike a Pose”

O “Na Cama com Madonna” é um documentário icônico até hoje, mas não está na Netflix. Na plataforma, porém, você encontra esse aqui, que mostra a reunião dos dançarinos da lendária “Blond Ambition Tour” (1990) 25 anos depois.

Whitney Houston – “Can I Be Me”

Documentário póstumo, datado de 2016, mostra os altos e baixos da vida da artista americana que vendeu mais de 200 milhões de cópias mundialmente. Seus sucessos, sua batalha contra as drogas, os problemas conjugais e sua morte prematura estão aqui.

Nina Simone – “What Happened, Miss Simone?”

Indicado ao Oscar, o documentário não trata de Nina Simone apenas como artista, mas também como ativista. É super especial para fãs, porque tras gravações inéditas e imagens raras de arquivo.

Travis Scott – “Voando Alto”

Um original Netflix. O documentário não poupa polêmicas e mostra tudo – ou quase tudo – que envolve Travis Scott: noticiário, Kylie Jenner, filhos, sucesso e a produção de um álbum indicado ao Grammy.