Eles foram anunciados, alguns chegaram a ser filmados, mas nunca viram oficialmente a luz do dia. E verdade seja dita, talvez eles nunca sejam.
Neste 1º de abril, que tal relembrar as 10 vezes que os fãs de pop foram sim Alice e enganados com a promessa de videoclipes que nunca efetivamente tivemos o prazer de assistir devidamente?
Britney Spears – “Outrageous”/”Make Me”/”Gimme More”
Britney Spears levou Snoop Dogg para a produção do seu videoclipe de “Outrageous”, do álbum “In The Zone”, em 2004, mas tudo precisou ser cancelado após alguns dias de filmagem. O motivo? Foi nos bastidores de “Outrageous” que Britney machucou seu joelho – um problema com o qual ela precisou lidar por muitos anos com fisioterapia, repouso e até coreografias menos elaboradas para não forçar a região.
Fotos e trechos da produção foram liberadas posteriormente no decorrer dos anos e só resta aos fãs se agarrarem no pouco que circula por aí!
Além de “Outrageous” a gente não pode deixar de mencionar a primeira versão de “Make Me” dirigida por David LaChapelle e há rumores de que a ideia original para o clipe de “Gimme Moore” em nada tinha com Britney fazendo pole dance. A cantora iria assistir ao seu próprio enterro.
Lady Gaga & Beyoncé – “Telephone Part. 2”
Lady Gaga e Beyoncé lançaram um dos vídeos mais icônicos do pop dos anos 2010, mas será que após uma repercussão como a que “Telephone” recebeu, o “to be continued…” no final do videoclipe realmente aconteceria?
Isso é algo que os fãs se perguntam até hoje: havia planos para uma sequência ou apenas uma estratégia de marketing para deixar todo mundo falando. Se foi apenas pura publicidade, funcionou.
Alicia Keys & Beyoncé – “Put It In a Love Song”
Essa história, os fãs brasileiros estão carecas de saber. Afinal, Alicia e Beyoncé vieram para o Rio de Janeiro para as filmagens de “Put It In a Love Song” e apesar de todo o Carnaval fora de época montado para as cantoras, nada foi lançado.
Com o passar dos anos, Alicia chegou a dizer que o resultado não foi o esperado e que foi melhor engavetar o projeto.
Lady Gaga & R. Kelly – “Do What U Want”
Voltando a Lady Gaga, este não é uma suposição. O videoclipe de “Do What U Want” foi gravado, mas nunca lançado oficialmente. A música faz parte do disco “Artpop”, lançado em 2013 e marcou uma fase publicamente confusa para a cantora e sua equipe. “Do What U Want, parceria com R. Kelly, chegou a ser anunciada como single e os dois caíram no estúdio para a gravação do vídeo com o fotógrafo e diretor Terry Richardson. A ideia era transformar a provocação sexual da letra em produção visual.
Mesmo com a cantora promovendo a música nas redes sociais, a divulgação parou aí. Gaga chegou a dizer posteriormente que houve pouco tempo para a realização do videoclipe. Nos bastidores, a cantora lidava com problemas com os responsáveis pela direção criativa da carreira e há rumores de que o conteúdo sexual do clipe e o passado de R. Kelly tenham contribuído para o engavatamento de “Do What U Want”.
Como nada na época da internet fica 100% escondido, cenas da produção vazaram com o passar dos anos.
One Direction – “Infinity”
Um que também anunciou videoclipe, mas nunca o liberou foi o One Direction. Em 2015, antes do hiato e já com a saída de Zayn Malik do grupo, o 1D anunciou que “Infinity” seria o próximo single do álbum “Made In the A.M.”. Com a escolha da música, hora de seguir o planejamento gravação de videoclipe e divulgação, correto? Não!
O One Direction até chegou a gravar “Infinity”, mas desistiu. Após uma resposta mais satisfatória dos fãs para “History”, a boyband resolveu cancelar os planos e seguir nova direção.
Nicki Minaj – “Roman in Moscow”
Se tem alguém que trabalha loucamente nesta indústria da música atual é Nicki Minaj. Difícil citar nomes com quem a rapper não possui uma parceria e faixas gravadas não lançadas. Com uma quantidade de trabalho assim, claro que um clipe estaria também em seus arquivos.
Em 2011, Nicki anunciou publicamente o lançamento de dois videoclipes: “Roman in Moscow” e “Stupid Hoe”, ambas do disco “Pink Friday: Roman Reloaded”. Dois dois, apenas um foi realmente lançado. “Roman In Moscow” continua engavetado.
Ariana Grande – “Dangerous Woman 2.0”
Ariana Grande é outra cantora com uma ideia de videoclipe (anunciado) arquivado. Dos dois clipes idealizados para divulgar a faixa-título do álbum “Dangerous Woman”, apenas um foi lançado pela cantora. Recentemente, Ari explicou o que houve para um fã: “tínhamos um conceito grande e ambicioso, mas não tivemos tempo para fazê-lo”.
A situação dos fãs da Ari nem é tão ruim assim, né? Pelo menos temos essa versão aqui:
Gwen Stefani – “Serious”
Em 2004, Gwen Stefani estava no auge com o álbum “Love. Angel. Music. Baby.”. O primeiro disco solo da líder do No Doubt produziu os hits “Rich Girl” e “Hollaback Girl”, mas um outro single chegou a ser anunciado, seu videoclipe gravado e depois toda a programação cancelada.
Foi para a faixa “Serious”. Escrita em parceria com Linda Perry, a música inspirada nos anos 80 e com referências a Madonna e Kylie Minogue chegou a ganhar vida com um clipe filmado por Sophie Muller. Em 2006, alguns trechos vazaram, mas até hoje nenhuma notícia sobre os motivos que levaram ao engavetamento total.
Mariah Carey – “Underneath the Stars”
Com uma carreira de quase 30 anos, claro que algum material de Mariah Carey estaria esquecido em um churrasco. Estamos falando do clipe de “Underneath the Stars” que realmente está perdido! A cantora admitiu anos depois que não sabe onde estão os registros das filmagens.
A revelação foi feita em 2012, 12 anos após a música ser lançada. “Eu realmente gravei um vídeo para ‘Underneath The Stars’ na França e Inglaterra que nunca lancei. Não sei onde está”.
Little known fact, I actually shot a video 4 “Underneath The Stars” in France & England that never got released & I don’t know where it is!
— Mariah Carey (@MariahCarey) 11 de fevereiro de 2012
Madonna – “American Life”
“American Life”, de 2003, foi um álbum importante para a carreira da Madonna. Com uma carga politizada, que fala sobre estilo de vida vazio do norte-americano entre outros temas, a cantora enfrentou críticas negativas pesadas por parte da mídia especializada. No entanto, isso não impediu da cantora de tentar promover o álbum.
A faixa título foi anunciada como primeiro single e consequentemente seu videoclipe foi programado. Com direção de Jonas Akerlund, o conceito inicial era o iminente estado de guerra. E foi exatamente esse o motivo para arquivar o vídeo. “Decidi não lançar meu novo vídeo. Foi filmado antes da guerra [do Iraque] começar e eu não acredito que é o momento apropriado dele ir para o ar neste momento. Por causa do momento volátil do mundo e em respeito às Forças Armadas, que eu apoio e rezo, não quero arriscar ofender ninguém que possa interpretar erroneamente este vídeo”, disse em declaração oficial.
Posteriormente, o clipe ganhou uma versão mais “limpa”, com Madonna apenas entre bandeiras. A versão do diretor acabou sendo lançada tempos depois.
Lembrou de mais algum? Conta pra gente!