2022 foi um ano de muitos acontecimentos marcantes e, por isso, alguns deles deixaram nomes em destaque. O Google liberou a tão aguardada lista com as 10 personalidades mais buscadas este ano, entre elas Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jade Picon, Rodrigo Mussi e Chris Rock. Bora relembrar o que essa galera aprontou neste ano?
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Adam Levine foi o músico mais buscado no Google dos EUA em 2022
- “Sandman” é a série mais procurada de 2022 no Google no Brasil
- Conheça as músicas e as danças mais buscadas no Google em 2022
1. Lula
Ao longo do ano, um assunto que dominou as redes sociais, rodas de conversas entre amigos e diversas ocasiões do dia a dia foram as eleições presidenciais. Por isso, o nome da personalidade mais buscada no Google em 2022 foi o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em outubro, milhares de eleitores foram às urnas escolher o nome do futuro governante do país e ele conseguiu 48,43% dos votos válidos no 1° turno e outros 50,83% no 2° turno. Desse modo, Lula assumirá o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos.
2. Klara Castanho
Este ano, o nome de Klara Castanho também apareceu entre as personalidades mais buscadas no Google após a atriz compartilhar uma carta aberta sobre o que ela define como o “relato mais difícil da minha vida”, dizendo ter sido vítima de violência sexual.
Segundo ela, a violência aconteceu quando ela não estava em sua cidade, nem perto de sua família ou meus amigos. Com o passar dos meses, mesmo sem mudanças físicas ou hormonais, Klara disse que começou a passar mal e, então, após realizar um exame médico descobriu estar grávida.
Poucos dias após a descoberta, a atriz passou pelo parto e tomou a atitude que considera a “mais digna e humana”: a adoção legal. “Um processo que, pela própria lei, garante sigilo para mim para criança. A entrega foi protegida e em sigilo”, contou.
3. Rodrigo Mussi
Mais um nome em destaque no Google em 2022 foi do ex-BBB, Rodrigo Mussi. Ele participou da edição deste ano do reality show, mas foi eliminado. Após sua saída, sofreu um grave acidente de carro no fim de março.
O veículo em que ele estava se chocou com a traseira de um caminhão. Após o acontecimento, o gerente comercial foi diagnosticado com traumatismo craniano, passou por cirurgias e ficou 20 dias na UTI.
4. Roberto Jefferson
Um momento chocante deste ano foi quando o ex-deputado federal Roberto Jefferson recebeu agentes da Polícia Federal a tiros, em outubro. Os policiais foram até ele para cumprir uma ordem de prisão determinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e ele resistiu com o uso de granadas e tiros de fuzil.
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e, por isso, o nome do político entrou nas personalidades mais buscadas no Google este ano.
5. Jair Bolsonaro
Em um ano marcado por embates políticos, o nome do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) também entrou em alta nos mais pesquisados do Google. Após levantar dúvidas e críticas sobre as urnas eletrônicas ao longo dos meses, ele concorreu à reeleição nas eleições deste ano e chegou no embate em 2° turno com Lula, citado anteriormente.
No entanto, o atual chefe do Executivo acabou perdendo e se tornou o primeiro presidente brasileiro que perde uma disputa por reeleição.
LEIA MAIS:
- Google aponta as oportunidades que os grandes festivais de música trazem para as marcas
- Veja os filmes, séries e programas de TV mais buscados no Google em 2021
- De Anitta à Olivia Rodrigo: veja as letras de músicas mais buscadas no Google em 2021
6. Jade Picon
2022 também foi o ano de Jade Picon! Logo no início, a influenciadora foi um dos nomes mais comentados para entrar no BBB e as expectativas foram correspondidas. Ela entrou, firmou um embate contra Arthur Aguiar e viveu um romance com Paulo André – mas foi eliminada.
Apesar do affair não ter continuado fora do reality, Jade deu a volta por cima e logo assinou com a TV Globo. Esse ano ela iniciou o preparo para atuar na novela “Travessia” como Chiara, que rendeu polêmicas nas redes sociais antes mesmo do anúncio por não ter o registro de trabalhos necessário para atores.
No entanto, a novela deu seguimento e estreou em outubro, com críticas à atuação da influenciadora pelo sotaque carioca. Tudo isso – e muito mais – rendeu a ela o nome entre as personalidades mais buscadas no Google este ano.
7. Simone Tebet
Uma grande “revelação” da política este ano foi o nome de Simone Tebet. Ela já atua no meio há anos, como senadora desde 2015, mas foi como candidata à presidência da República nas eleições que muitos brasileiros a conheceram.
Ela foi um grande destaque nos debates presidenciais e muitos eleitores que não gostariam de ver nem Bolsonaro ou Lula eleitos viram nela um nome forte para a disputa. Tebet, inclusive, ficou em 3° lugar no primeiro turno – e em sua primeira eleição presidencial -, passando Ciro Gomes (PDT), que concorre ao cargo por quatro vezes.
8. Alexandre de Moraes
Falando em eleições, mais um nome que apareceu nas personalidades mais pesquisadas do Google este ano foi o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ficou à frente das eleições, responsável por fiscalizar quaisquer ação antidemocrática.
Por este motivo, o magistrado determinou a prisão de vários nomes que ameaçaram as intituições do Estado, incluindo o de Roberto Jefferson, citado anteriormente.
9. Padre Kelmon
O nome de Padro Kelmon surgiu na corrida presidencial deste ano após a invalidação de Roberto Jefferson como candidato à disputa. O religioso – que na época era ligado à Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, no Brasil, mas agora foi desligado – concorria como vice-presidente, mas assumiu a candidatura pelo PTB.
Ele ganhou destaque nos debates televisionados por se posicionar junto ao presidente Jair Bolsonaro e travar embate com Lula. Além disso, Padre Kelmon rendeu vários memes nas redes sociais, ao ser chamado de ‘candidato laranja’ ou pelas discussões com a candidata Soraya Thronicke (União Brasil).
10. Chris Rock
Nem parece, mas o episódio da piada de mau gosto de Chris Rock no Oscar, seguida de um tapa de Will Smith foi este ano. O momento chocou todo público que acompanhava a cerimônia e também os telespectadores.
Chris foi um dos apresentadores do Oscar de 2022 e, durante a transmissão ao vivo, fez uma piada com a careca de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith. Ela tem uma doença autoimune chamada alopecia, que causa queda de cabelo.
Segundos depois de ouvir a piada, Will subiu no palco e agrediu Chris, na frente de todos. Como resultado, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do Oscar decidiu banir o ator das cerimônias por 10 anos.