Foto: Divulgação
in ,

10 games de terror para animar o seu Halloween

Confira a lista!

A data comemorativa mais divertida e ao mesmo tempo assustadora do ano está chegando. Sim, é o Halloween (ou Dia das Bruxas, como é conhecido aqui no Brasil). É nesta semana que o terror, suspense, bruxaria, zumbis e tudo mais relacionado começa a tomar conta da cultura Pop em geral e para aquecer este Halloween, separamos dez games de terror para você conhecer e jogar.

Resident Evil VIllage
Foto: YouTube / Capcom

Leia mais:

JOGOS ONLINE

DEAD BY DAYLIGHT

Não temos como começar nossa lista sem falar de um dos games de terror mais populares da atualidade: Dead by Daylight.

Lançado em 2016 pela Behaviour Interactive, foi realmente nos últimos dois anos que Dead by Daylight viu um crescimento exponencial no game, tanto em sua base de jogadores (que aumentou muito), como também em seu conteúdo, com destaques às parcerias com grandes nomes do horror na cultura Pop, como Hellraiser, Silent Hill, Stranger Things e Resident Evil, só para citar alguns.

O game, descrito como um jogo de terror de sobrevivência assimétrico, quatro jogadores são sobreviventes que precisam escapar de uma área onde estão presos, enquanto são perseguidos por um assassino implacável, também controlado por um jogador.

Nessa arena, sustos são inevitáveis.

Disponível para: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch.

PHASMOPHOBIA

Em Phasmophobia, um dos jogos indies que mais ganhou notoriedade nos últimos meses, o terror é o principal.

No game, um grupo de quatro jogadores são uma espécie de pesquisadores do oculto e entram em lugares assombrados para descobrir o que está atormentando o lugar. Podem ser espíritos, demônios e outras entidades do oculto.

Para a pesquisa, cada jogador pode usar uma série de itens, como Leitor EMF, câmera fotográfica, Luz UV e até um Spirit Box, que é uma espécie de rádio que permite o jogador falar com fantasmas. E aqui, você que faz as perguntas através do microfone. E os fantasmas… respondem!

Quem tem coração fraco, melhor não se arriscar nesse game.

Disponível para: PC

JOGOS EM PRIMEIRA PESSOA

STAY CLOSE

Stay Close é outro game indie que vai te fazer arrepiar até os cabelos do pé. Com jogabilidade solo e cooperativa online, o game da Blind Bird é descrito como um jogo de terror de mundo aberto com uma jogabilidade única.

Na trama, os jogadores encarnam um casal que acabou se vendo em uma cidade misteriosa e que eles lutam para sair dela.

A sobrevivência contra criaturas assustadoras é a chave do jogo.

Disponível para: PC

VISAGE

Terror psicológico em games? Temos! E Visage é um dos principais títulos desse estilo de jogos, com conteúdo não apropriado para todas as idades (pedimos cautela ao jogar).

Ambientado em uma casa misteriosa, onde aconteceram coisas terríveis, e que está constantemente mudando, Visage tem foco na exploração e promete aumentar a tensão lentamente, a partir do avanço do jogador no game.

Visage usa imagens fortes, incluindo cenas de violência realistas, e é considerado um jogo bastante difícil. A meta: descobrir o que aconteceu na casa ao coletar informações sobre as mortes.

Disponível para: PC, PS4 e Xbox One

SÉRIES DE GAMES ATERRORIZANTES

RESIDENT EVIL

Misturando ação, terror, sustos e, claro, zumbis, muitos zumbis, Resident Evil é, sem dúvidas, uma das franquias de games mais populares da história da indústria e a mais lucrativa da Campcom, desenvolvedora do jogo.

Com oito títulos em suma franquia principal, Resident Evil também já gerou alguns outros games paralelos à história principal, além de filmes, animação, quadrinhos e outros produtos da cultura geek.

Em Resident Evil, o jogador tem que sobreviver a um verdadeiro apocalipse zumbi, matar os monstros, que parecem não parar de vir, e acabar com a proliferação do que está fazendo as pessoas se tornarem zumbis. Tudo isso com muito susto envolvido, é claro.

FATAL FRAME

Já pensou ser atacado por diversas criaturas sobrenaturais de antigas superstições japonesas e sua única arma de defesa ser uma câmera fotográfica? Pois é isso o que é Fatal Frame.

Centrado em eventos sobrenaturais da cultura tradicional japonesa, Fatal Frame coloca o jogador em posse de uma câmera obscura, que é sua única arma para se defender das aparições dos games. É com ela que o jogador exorciza os fantasmas: tirando fotos e os selando em um filme.

O último título da franquia foi o “Fatal Frame: Maiden of Black Water”, que foi lançado exclusivamente para o Nintendo WiiU, mas ganha um relançamento para todos os consoles da atualidade nesta quinta-feira, 28 de outubro, bem a tempo do Halloween.

THE DARK PICTURES

Para quem curte mais a história do que necessariamente a jogabilidade, a série The Dark Pictures é para você. A antologia de games é descrita como um drama interativo de horror e sobrevivência e foi originada com o game “Until Dawn”.

Na série The Dark Pictures, o jogador é colocado para tomar decisões para os personagens e observar as consequências aterrorizantes que cada uma dessas decisões acarretam.

OUTLAST

Jornalistas são seres curiosos e na série Outlast eles são os protagonistas, que se colocam voluntariamente em situações aterrorizantes enquanto buscam informações para uma boa matéria.

É um game de terror e sobrevivência, com uma narrativa sem combate. Em Outlast, o jogador tem que encontrar formas criativas de se manter vivo e escapar dos monstros que aparecem e o perseguem.

Com dois títulos em sua franquia até o momento, Outlast 3 já está em desenvolvimento, mas ainda sem data de lançamento. Enquanto isso, uma espécie de prólogo de Outlast 2, que se chama The Outlast Trials, tem lançamento previsto para 2022.

FIVE NIGHTS AT FREDDY’S

Quem disse que coisas fofas, como brinquedos infantis, não podem ser assustadoras? A série Five Nights at Freddy’s mostra que até o mais fofo dos ursinhos de pelúcia pode ser aterrorizante.

Um grande sucesso, que começou em 2014 e já possui 9 títulos em sua franquia, Five Nights at Freddy’s coloca o jogador para sobreviver a ataques de animatrônicos em forma de animais e que são possuídos por espíritos de crianças mortas por um assassino em série.

Em cada game, o jogador encarna um personagem diferente em ações diferentes, mas sempre contra esses animatrônicos do mal.

A série é tão bem sucedida que já ganhou vários livros e vai ter também uma adaptação para os cinemas.

CLÁSSICO ATEMPORAL

SILENT HILL

Terror. Em Silent Hill não existe outra coisa mais forte do que o terror psicológico e é uma das franquias do gênero de horror e sobrevivência mais queridas e populares da indústria dos games.

Na trama, o jogador é um homem normal, sem aptidões para a luta. A história dos games é inspirada em vários sucessos do cinema, livros e séries de terror e engloba teorias de parapsicologia e filosofia, com personagens de design assustador e visualmente bizarro.

Apesar de seu sucesso, Hideo Kojima e o cineasta Guillermo Del Toro estavam à frente do desenvolvimento do novo título da franquia, mas confirmaram que o jogo não vai mais acontecer.

Os fãs ainda continuam na esperança por um novo jogo da franquia.

Escrito por Kavad Medeiros

Saweetie reage a rumores de namoro com Roddy Ricch

Britney Spears manda recado para a família: “quero justiça!”