10 anos de "Teenage Dream": entenda o legado que Katy Perry deixou
(Foto: Divulgação)
in ,

10 anos de “Teenage Dream”: entenda o legado que Katy Perry deixou

O álbum “Teenage Dream” da Katy Perry completa dez anos nesta segunda (24/8), como um marco na música pop. Com esse disco fundamental em sua carreira, a cantora americana colocou cinco singles no topo da Billboard Hot 100 – algo que só Michael Jackson havia conseguido fazer antes dela. Algo que ninguém voltou a fazer depois.

10 anos de Teenage Dream: entenda o legado que Katy Perry deixou
(Foto: Divulgação)

“Teenage Dream” conquistou certificado de 8x platina nos Estados Unidos – o equivalente a oito milhões de cópias (vendas + streams). Clipes de músicas como “Last Friday Night (T.G.I.F.)” e “Firework” têm mais de um bilhão de visualizações no YouTube. A turnê do disco, a “California Dreams Tour” (2011-2012), ficou entre as de maior bilheteria de 2011. Foram 124 apresentações ao redor do mundo – incluindo uma no Rock in Rio e outra em São Paulo.

O legado de “Teenage Dream”

Além da metralhadora de hits, dos clipes bem sucedidos e da turnê mundial, Katy Perry ainda entregou um documentário nesta era: o “Part of Me”, exibido em 3D nos cinemas, com os bastidores da turnê. Mas o legado do álbum “Teenage Dream” é ainda maior do que isso.

Música-título influenciou trabalho da Lorde

A música “Teenage Dream” influenciou o trabalho da, na época adolescente, Lorde, sobretudo no “Melodrama”. Em entrevista a New York Times Magazine, Lorde contou que foi tão influenciada por David Bowie, Flettwood Mac. e Neil Young quanto por Katy Prry. “Há uma tristeza em ‘Teenage Dream’, onde você se sente jovem ouvindo, mas sente a impermanência ao mesmo tempo”, declarou.

(Foto: Divulgação)
Bonnie McKee despontou a partir de “Teenage Dream”

Foi o álbum da Katy Perry que introduziu a compositora Bonnie McKee no mercado. Dado o sucesso de composições como “California Gurls”, “Teenage Dream” e “Last Friday Night (T.G.I.F.)”, ela passou a trabalhar também com artistas como Britney Spears, Adam Lambert, Carly Rae Jepsen, Rita Ora, Kesha e Avril Lavigne. O mundo conheceu, então, hits como “Hold It Against Me” e “How We Do (Party)”.

Músicas embalaram série “Glee”

Vários dos episódios da série musical “Glee” foram marcados por covers de músicas do álbum “Teenage Dream”. A performance de Darren Criss para a música-título tem mais de 8,1 milhões de visualizações no YouTube. Ela chegou a entrar no Top 10 da Billboard Hot 100. “Last Friday Night” e “Firework” também ganharam covers dentro do elenco.

Ellie Goulding também é legado da “California Gurls Tour”

A primeira vez que Ellie Goulding viajou os Estados Unidos em turnê foi como ato de abertura da turnê de Katy Perry, em 2011. Na época, ela não tinha nenhum hit nos Estados Unidos, embora “Starry Eyed” e “Your Song” já tivessem bombado no Reino Unido. Depois da turnê, ela emplacou “Lights” na Billboard Hot 100.

Músicas são queridinhas em talent shows

As músicas desse álbum também foram cantadas a exaustão em talent shows como “The Voice” e “X Factor”. Um performance de “Firework” no “The Voice Kids” foi vista 46 milhões de vezes no YouTube. Também fez sucesso uma apresentação de “The One That Got Away” no “X Factor UK”, com mais de 1,1 milhão de acessos.

Katy Perry no “The Sims 3”

O sucesso do álbum “Teenage Dream” levou Katy Perry a ir parar no “The Sims”. A expansão “The Sims 3: Showtime” ganhou itens inspirados no conceito do álbum.

(Foto: Divulgação)

Escrito por Leonardo Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Papatinho revela quem serão as participações de música com Anitta

BTS K-Pop

BTS deve estrear “Dynamite” no topo da parada britânica