in

Vitória da Iggy Azalea no Billboard Music Awards é contestada e 12 mil pessoas pedem devolução do prêmio


Iggy Azalea realmente vem enfrentando uma forte campanha oposicionista. A mais nova polêmica é sua vitória no Billboard Music Awards na categoria Top Rap Song, por “Fancy”. O prêmio está sendo contestado porque a música não responderia aos critérios de elegibilidade da própria premiação. Segundo um abaixo assinado online, a Billboard teria desrespeitado a própria regra, que considera o período de 10 de março de 2014 a março de 2015 para indicações. “Fancy”, em parceria com Charli XCX, foi lançada em fevereiro de 2014 e, por isso, não poderia sequer ter concorrido.

Essa teoria é defendida por 12 mil internautas, que assinaram a petição “Retract Iggy Azalea’s Ineligible Award For Fancy”, que pede a devolução do prêmio. Eles querem que a Billboard se retrate, porque a música era inelegível, e anuncie uma nova vencedora. As outras concorrentes eram “Black Widow”, da própria Iggy, “I Don’t Fuck With You”, do Big Sean, “Anaconda”, da Nicki Minaj, e “Hot Boy”, do Bobby Shmurda.

Ao contrário de outras premiações, o Billboard Music Awards não dá prêmios por qualidade. A cerimônia reconhece os trabalhos mais populares daquele ano, em termos de vendas, execuções em rádios, streamings e desempenho nas paradas dos Estados Unidos. “Fancy”, no caso, passou sete semanas no topo da Billboard Hot 100 e foi a quinta música mais vendida de 2014 no país, com 3,97 milhões de cópias.

iggy-azalea-fancy