in

Shawn Mendes quebra recorde negativo na Billboard: maior queda após estreia de álbum em nº1


Após uma semana de glória para o garoto de 16 anos Shawn Mendes, chega uma semana ingrata. O cantor americano, descoberto pela gravadora no Vine, continua fazendo história na Billboard, mas dessa vez quebrando um recorde negativo. Seu álbum, “Handwritten”, se tornou a maior queda da Billboard 200 após a estreia em 1º lugar. Em sua segunda semana de vendas, a procura diminuiu em 89% e o disco desceu do topo para o 17º lugar.

Os 89% superam o desempenho da Madonna com o álbum “MDNA”, tido como um fiasco em 2012. Até então, era desse disco a maior queda de vendas após a semana de lançamento. Ele estreou em 1º lugar na parada, com 359 mil cópias vendidas, mas despencou na segunda semana, com 46 mil unidades comercializadas.

O caso do “Handwritten” é ainda mais delicado, porque contabiliza streamings e não apenas vendas puras, como na época do “MDNA”. O disco do Shawn registrou equivalência de 106 mil cópias na primeira semana e de apenas 12 mil na segunda semana. Com isso, desceu do 1º para o 17º lugar no ranking da Billboard.

A lista das três maiores quedas após a estreia no topo da parada:
01) “Handwritten” – Shawn Mendes – diminuição de 89%
02) “MDNA” – Madnna – diminuição de 87%
03) “Born This Way” – Lady Gaga – diminuição de 84%