in

Shakira decide não operar garganta por risco de perder 80% da voz, diz programa de TV


Shakira não vai operar as cordas vocais. De acordo com o programa de TV “Despierta América”, a artista decidiu não se submeter à cirurgia, por conta do risco de perder 80% de sua voz. Ela está fazendo um tratamento menos agressivo, a base de cortisona, que a deixará impossibilidade de falar por um mês inteiro.

Os problemas na garganta apareceram durante os ensaios para a turnê “El Dorado”, que começaria em novembro e teve toda sua agenda suspensa. Na ocasião, Shakira escreveu: “eu forcei minhas cordas vocais e infelizmente como resultado os meus médicos me ordenaram um descanso total da voz para evitar danos mais graves, o que me impediria de me apresentar. (…) Por mais que isso me magoe, preciso seguir os conselhos dos meus médicos e me recuperar para que eu possa dar tudo de mim quando eu estiver novamente na estrada e sem risco de sofrer outro dano”.

As datas da turnê estão adiadas para junho deste ano, com shows na Europa e na América do Norte. A produção explica que Shakira sofreu uma hemorragia nas cordas vocais. Para contornar o imprevisto, ela teve que se consultar com especialistas e estudar a melhor maneira de se recuperar – sem perder a voz, um risco real. “Mesmo que eu tenha esperado muito que minhas cordas vocais se recuperassem em tempo de seguir com a turnê em janeiro, e após explorar muitas opções para isso, eu aceitei que esse é um machucado que precisa de mais tempo e cuidado para sarar”, explicou a popstar latina.