in

“Se você se refere ao Tidal como Illuminati, está nos fazendo um grande elogio”, declara Madonna


Não poderia ser diferente: a coletiva de imprensa do relançamento do Tidal, com grandes nomes da música no palco, foi vista como uma “reunião Illuminati” por alguns internautas. Essas pessoas fizeram tanto barulho que o assunto chegou à Madonna, e ela fez questão de rebatê-lo no Instagram. “Se você se refere ao Tidal como Illuminati, está nos fazendo um grande elogio”, escreveu.

640_tidal_launch_article

No álbum novo dela, inclusive, há uma música chamada “Illuminati”, na qual ela cita, coincidentemente ou não, vários dos nomes que estavam presentes na coletiva. Mas, para Madonna, o termo não tem nada de pejorativo ou acusatório. Ainda no Instagram, ela explicou: “Como eu disse antes, Illuminati é outro nome para ‘Iluminados’, um grupo de cientistas, filósofos e artistas que emergiram após a idade das trevas. Eles mudaram e moldaram o mundo para melhor! Faça uma pesquisa e descubra por si mesmo! Conhecimento é poder”.

Não é assim que os opositores veem. As teorias conspiratórias que circulam na Internet mostram a Illuminati como uma seita secreta e poderosa, disposta a dominar o mundo, a começar pelos temas debatidos na indústria cultural. Ela também teria uma variação de símbolos, usados por essas figuras públicas para identificação e alienamento.