in

Rock in Rio anuncia o novo Espaço Favela: “queremos iniciar um movimento que traga esperança e oportunidades”


Como já havia sido informado, o tema do Rock in Rio 2019 será Favela. No entanto, isso irá bem mais fundo que um simples tema, incluindo a criação do novo Espaço Favela.

Os detalhes foram dados nesta quarta-feira, 25 de Abril, em coletiva de imprensa (foto). O espaço terá uma cenografia grandiosa representando toda a pluralidade e cultura das comunidades cariocas. O objetivo é amplificar o olhar sobre as favelas e reforçar a esperança a partir da movimentação da economia criativa.

Entre as ações, terá shows promovidos em um palco especial. As apresentações serão comandadas por artistas que fazem arte nas favelas, valorizando suas diversas manifestações culturais. A curadoria será de Zé Ricardo. Em parceria com o Viva Rio e CUFA, os artistas terão, além do cachê, todos seus custos logísticos cobertos, assim como qualquer orientação que seja necessária para deixar o show ainda melhor.

“O Espaço Favela vai trazer o olhar para as comunidades, vai retratar a alegria de seus moradores. Vamos amplificar este universo dando vida aos seus personagens. Pessoas do bem que trabalham e buscam melhores oportunidades e condições de vida. Gente trabalhadora e guerreira que ilustra estas comunidades. A ideia vai além de ser apenas uma apresentação no Rock in Rio, queremos iniciar um movimento que traga esperança e oportunidades para quem vive nas comunidades”, conta Roberto Medina, presidente do Rock in Rio.

A ação não vai parar nos shows, também sendo um ambiente para impulsionar os negócios de microempreendedores. Juntamente com o Sebrae, a organização do festival vai oferecer uma oportunidade única para os pequenos negócios, que poderão estar em contato com cerca de 700 mil pessoas ao longo de todo o Rock in Rio. Todos receberão qualificação e suporte na legalização da operação. Após o evento, o Rock in Rio cederá os equipamentos para suas cozinhas, possibilitando assim a continuidade e alavancagem do seu negócio.

“Nós reconhecemos o talento e a criatividade nos negócios que existem nas favelas. Ali se gera emprego. Ali foram encontrados caminhos para se contornar a crise. O Sebrae pode oferecer cursos, orientar como montar seu negócio e facilitar o acesso ao crédito. Uma das nossas ideias é levar para estes microempreendedores as “fintechs”, pequenas empresas tecnológicas que podem ajudar na concessão de crédito”, garantiu o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos.

O Rock in Rio de 2019 já tem sua primeira atração confirmada, Anitta. Ela é um grande exemplo de artista que veio da favela e deu muito certo.