in

Rapper Filipe Ret conclui trilogia com álbum “Audaz”


Saiu o álbum novo do rapper carioca Filipe Ret, “Audaz”. Com esse material, contendo 13 faixas, ele conclui a trilogia que passou por “Vivaz” (2012) e “Revel” (2015). O disco também marca um amadurecimento na vida pessoal do artista, que agora é pai de um menino de um ano. “Conhecer a Anna Estrella, minha atual mulher, mudou minha vida. Sem ela, provavelmente, esse disco não existiria e talvez eu nem estivesse mais vivo. Mas minha experiência mais transformadora foi ter virado pai. Hoje eu enxergo tudo melhor, foi como se minha visão mudasse de 3D para 4D. E continua mudando… Sinto que meu coração evoluiu e esse novo trabalho representa um Filipe Ret com menos medos e inseguranças, mais coletivo, mais integrado com a realidade do povo”, diz o rapper.

Para esse álbum, ele aponta inspirações no hip-hop internacional e no samba e funk nacionais. A produção é dividida entre ele, Dallass e Mãolee. “Diferentemente dos discos anteriores, pela primeira vez, eu produzi mais musicalmente o disco junto com meu time pesado de beatmakers”, pontua. A tracklist traz participações especiais de Marcelo D2, Flora Matos, MC Deise, BK’ e TH.

Parte do material do disco já é conhecida do público. Filipe havia lançado de antemão “Vivendo Avançado” (45 milhões de visualizações no Youtube), “A Libertina” (sucesso nas rádios), “Louco Pra Voltar” (nove milhões de acessos) e “Santo Forte”, o mais recente single, que já conta com clipe. “O vídeo saiu depois do domingo de Dias dos Pais e eu mostrei meu filho publicamente pela primeira vez, foi especial. Minha mulher também trabalhou muito nesse clipe. Foi uma experiência humana muito positiva pra mim durante todo processo de criação”, conta.