in

“Racismo é um conceito datado”, diz Kanye West


Quando lançou a música “N***as in Paris”, Kanye West teve lidar com uma polêmica racial. Houve quem criticasse o fato de um negro usar o termo, tão ofensivo. Mas o rapper não vê preconceito em sua faixa. “Racismo é um conceito datado”, declarou ao Clique. “É um conceito bobo que as pessoas tentam tocar para separar, alienar e identificar qualquer coisa. É estúpido”.

Segundo ele, é difícil para as pessoas mais velhas ouvirem a palavra ofensiva, porque compõe uma geração que lembra do quanto o racismo era grande. Hoje em dia, ele acha que mudou – apesar da morte de jovens negros por policiais brancos, que ele não menciona. “Agora tem mais a ver com classe social. Sua situação financeira é o que pode te limitar, porque, obviamente, existem negros que quebraram o conceito de raça, como Obama e Jay Z”.

No fim do ano passado, Nicki Minaj deu uma entrevista na qual falou sobre o engajamento do Kanye West com a questão racial. Ela lamentou ele ter se calado sobre as mortes dos jovens negros. “É triste [que ele não fale nada]”, declarou. “As pessoas perguntam por que as celebridades negras não estão falando mais sobre isso. Mas olhe o que aconteceu com Kanye West quando ele falou. As pessoas disseram para ele se desculpar com Bush!”.