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Promoção no iTunes: técnica válida pra subir nas paradas ou tira o mérito?


O iTunes é uma das principais plataformas de venda de música digital. É verdade que o método está em queda, sendo ofuscado pelo streaming, mas ganhar boas posições na parada por lá ainda tem sua importância para os cantores.

Muitas músicas fazem sucesso naturalmente e se destacam, mas um artifício comum tem sido usado para alavancar as vendas: a promoção. Assim, a faixa é vendida por US$0.69 (geralmente custa US$1.29) e acaba sendo alavancada no top das mais baixadas.

Um exemplo recente disso foi “Million Reasons”, da Lady Gaga. Depois do show no intervalo do Super Bowl, que aconteceu no último 5 de fevereiro, a popstar colocou todos os seus principais singles em promoção e a baladinha acabou ganhando o maior destaque, ocupando um bom tempo o topo.

Ainda mais recente, “Stay”, parceria de Zedd & Alessia Cara, tirou a própria Lady Gaga do primeiro lugar (com “The Cure”) colocando a música em promoção.

Katy Perry também já usou do artifício. Vendo “Chained to the Rhythm” cair, ela resolveu dar uma forcinha tendo a faixa com o valor mais baixo, voltando assim ao top 10.

Dentro de grupos e fóruns musicais esse assunto é polêmico. Enquanto alguns vibram com a promoção e veem como uma oportunidade para a música se destacar, outros acham que isso tira o mérito e não tem o mesmo valor de uma faixa que sobe com o preço normal.

E você, o que acha sobre isso?