in

Primeiro trimestre mostra que o pop está de volta com força nos Estados Unidos


2019 promete ser um bom ano para a música pop. Nos três primeiros meses do ano, quatro músicas deste segmento chegaram à liderança da Billboard Hot 100, a parada de singles dos Estados Unidos, que mal ou bem influencia o comportamento e o consumo do resto do mundo. Ariana Grande colocou “7 Rings” no topo da lista, Halsey fez o mesmo com “Without Me”, Lady Gaga com “Shallow” e, nesta semana, até os Jonas Brothers com “Sucker”.

Em termos comparativos, só três músicas pop chegaram ao 1º lugar da Hot 100 em 2018: “Havana” (Camila Cabello), “Girls Like You” (Maroon 5) e “thank u, next” (Ariana Grande). Ou seja, o primeiro trimestre de 2019 já é mais favorável do que 2018 inteiro. No Brasil, a música do Carnaval ficou nas mãos de Tropkillaz, Anitta, MC Zaac e J Balvin, com “Bola, Rebola”, que traz a principal popstar do país revivendo suas raízes no funk. O single lidera o ranking das mais tocadas do Spotify há 17 dias.

Voltando aos Estados Unidos, atualmente todo o Top 3 da Hot 100 é pop: “Sucker”, “7 Rings” e “Please Me”, parceria da rapper Cardi B com o cantor Bruno Mars. O Top 10 ainda traz Halsey, Marshmello com Bastille e o dueto de Lady Gaga e Bradley Cooper, dividindo irmãmente o espaço com a dominação do hip-hop, perpetuada do ano passado. Post Malone, Swae Lee, J. Cole e Travis Scott ainda estão fazendo bonito. Nas rádios americanas, no entanto, a faixa mais tocada ultimamente é o pop “Without Me” da Halsey. O cenário está mudando.

O mercado deverá abrir ainda mais espaço para o pop em 2019. Estão previstos os retornos de nomes fortes como Rihanna e Taylor Swift, que costumam alcançar o topo das paradas sem grandes esforços. Além disso, a Rainha do Pop Madonna também prepara um álbum e uma turnê novos, o que sempre merecem atenção. Beyoncé, Miley Cyrus, Dua Lipa e Camila Cabello também vem por aí.