in

Pop em estufa: veja 35 artistas que estão em estúdio para álbuns novos


Com Beyoncé grávida, Rihanna focada em outros projetos, Taylor Swift desaparecida e Justin Bieber e Adele em reta final de turnê, a cena pop está bem desaquecida. Fora todos os artistas que estão com lançamentos de álbuns marcados – como Harry Styles, Lea Michele, Lana Del Rey, etc. – há mais de 30 nomes reclusos por motivos de: estúdio. Como diz Katy Perry, músicas novas não dão em árvore. Levam tempo, às vezes bastante tempo, para ficarem prontas e perfeitas. Com isso, só resta a expectativa e a luta por mais informações pelo projeto de cada um.

Katy (1), aliás, é a primeira dessa lista. A cantora trabalha em um álbum novo desde o fim de sua turnê mundial, em 2015. Ela lançou o primeiro single neste ano, mas já falou que o disco não está pronto. Segue em estúdio. Do mesmo calibre, há nomes como Mariah Carey (2), Christina Aguilera (3) e Taylor Swift (4) – todas focas no trabalho de composição e produção de seus próximos discos. Aguardados com expectativa, elas sabem que têm uma enorme responsabilidade nas mãos. Christina, em especial, não lança um disco desde 2012: a espera tem que valer a pena, né? Taylor Swift, por sua vez, avisou que passaria 2016 de férias, e começou 2017 dizendo que o show do pré-Super Bowl seria seu único neste ano. Maior vendedora de álbuns dos Estados Unidos, ela sabe que, quando voltar, será um estouro.

CANTORAS
A lista de mulheres que estão fora dos holofotes para cuidar de álbuns novos é enorme. É o caso de Miley Cyrus (5), Demi Lovato (6) e Selena Gomez (7). Miley deve lançar um single em breve – ao menos é o que se espera. Demi aparecerá no clipe de “No Promises”, do Cheat Codes, mas já avisou que disco só no fim do ano. Selena, por sua vez, é um mistério: ela terminou a turnê “Revival” com um álbum quase pronto, mas, depois que saiu da clínica de reabilitação, emendou muitas sessões em estúdio. Pode ter sentido a necessidade de criar algo novo. Os fãs esperam o sucessor do “Revival” para 2017, mas não há nada confirmado.

No rap, Iggy Azalea (8) e Nicki Minaj (9) também cuidam de seus retornos. O álbum de Iggy já tem título – “Digital Distortion” – e ela revelou recentemente que terá uma parceria com a brasileira Anitta. A previsão de lançamento é para este ano, depois de muitos adiamentos. Já Nicki Minaj, que lançou três singles de uma vez recentemente, quer cuidar do seu álbum novo sem pressa e não impõe prazo para lançamentos.

Na Inglaterra, Jessie J (10), Rita Ora (11) e Lily Allen (12) se preparam para quebrar o hiato com discos novos. Todas estão sumidas há bastante tempo. Jessie J e Rita ainda se envolveram com projetos na TV, mas Lily só é vista mesmo no Twitter – e olha que ela trabalha no disco novo, com Mark Ronson, desde que lançou seu último disco, “Sheezus”, em 2014. Rita Ora, nem se fala: entre troca de gravadoras e desvios de atenção, já são cinco anos desde seu primeiro álbum.

Quem também enfrenta atrasos por forças maiores é Tinashe (13). A artista estava com um álbum para lançar em 2015, e a gravadora emendou uma série de adiamentos. Dizem que de 2017 não passa! Kelly Rowland (14), que se tornou mãe, fez programa de TV, idealizou girlband e se prepara para um livro sobre maternidade, jura que seu álbum novo é uma prioridade. Veremos. Outra que está deixando o público na espera é Avril Lavigne (15), mas essa tem justificativa: saúde. A canadense passou muito tempo lutando contra uma doença rara, que os médicos não conseguiam chegar a um diagnóstico. Recuperando-se, ela entrou em estúdio novamente com Chad Kroeger, vocalista do Nickelback e seu ex-marido.

E Kesha (16)? Ela prepara um álbum mais rock, com várias colaborações e participações de peso – muitas ainda segredo. A dúvida é se Dr. Luke vai permitir que ela lance: a cantora ainda está presa no contrato com ele e a Kemosabe Records, selo do produtor.

CANTORES
Na ala masculina, quem voltou a trabalhar na música após o nascimento de seu filho foi Justin Timberlake (17). Empolgado com o sucesso de “Can’t Stop the Feeling!”, ele emendou sessões em estúdio com Timbaland, Max Martin, Pharrell Williams e Danja para o sucessor do “The 20/20 Experience”. E Justin está com show marcado no Rock in Rio para setembro: será que sai algo até lá?

Uma publicação compartilhada por Justin Timberlake (@justintimberlake) em

Outro disco aguardado é do inglês Sam Smith (18). Depois dos Grammys, BRITs e Oscar, ele tirou seu time de campo para pensar no próximo passo. Dizem que o álbum novo sai em setembro. Recentemente, ele esteve em estúdio com Timbaland.

Nick Jonas (19), Zayn (20) e Adam Lambert (21) confirmam projetos para discos novos. Zayn, inclusive, lançou o primeiro single recentemente, com participação de PARTYNEXTDOOR. Ele disse que está empolgado com o material novo. Já Nick Jonas, nesta semana, teve um encontro em estúdio com Skylar Grey.

E tem os DJs, né? David Guetta (22) produz mais um álbum cheio de participações, enquanto o público se diverte com “Light Up My Body”, sua parceria com Nicki Minaj e Lil Wayne. Caso similar é o de Martin Garrix (23), que tem várias músicas guardadas para um disco. Já Calvin Harris (24) começou 2017 dizendo que não visa um álbum propriamente dito, mas quer lançar avulsamente músicas suficientes para compor qualquer disco neste ano. A mais recente, “Heartstroke”, tem participação de Ariana Grande, Pharrell Williams e Young Thug.

MERCADO LATINO
Ay, ay, ay! Vai ter pop em espanhol também. Shakira (25) prepara um disco inteiro em seu idioma: vai incluir as músicas “Chantaje” e “Me Enamoré”. Ela não quer prometer datas, mas acredita que sai em 2017. Com dois filhos em casa, ela ainda descobre como se adaptar ao menor tempo disponível no estúdio. E Maluma (26), seu parceiro em “Chantaje”, prepara um disco bilíngue – em espanhol e inglês – focado na internacionalização de seu nome e entrada no mercado americano.

Do México, há Maite Perroni (27), que vem de uma série de adiamentos do disco. Inicialmente, ele sairia em 2016. Mas os fãs podem se animar para 2017. Ela, desta vez, apostará em vários gêneros na tracklist. Um single inédito, intitulado “Loca”, será divulgado em breve.

GRUPOS E BANDAS
Com ingressos esgotados para seu show no Rock in Rio, o Maroon 5 (28) vem alimentando as redes sociais com pequenos teasers de sessões em estúdio. A banda não lança um álbum completo desde 2014, mas Adam Levine disse no programa da Ellen DeGeneres que um novo sairá nos próximos meses. Também na linha do pop rock, os australianos do 5 Seconds of Summer (29) estão envolvidos com a produção do disco novo desde que terminaram sua turnê mundial. Eles, aliás, também vão tocar no Rock in Rio – na noite de Gaga. O terceiro álbum da carreira é prometido para 2017.

Além disso, há o Black Eyed Peas (30), que vem gravando várias músicas com Nicole Scherzinger, e o Fifth Harmony (31), que lançará seu primeiro álbum sem Camila Cabello. Como quarteto, o grupo conquistou o direito de participar ativamente do processo criativo, e promete um álbum mais a sua cara. Será de verdade a mistura dos gostos de Ally, Dinah, Lauren e Normani.

ESTREIAS
Terminando o grupo do “pop em estufa”, há todas as estreias previstas para 2017. Liam Payne (32) e Niall Horan (33) trabalham em seus primeiros discos solo, fora do One Direction, desde o ano passado. Liam já teve sessões em estúdio com Juicy J, Wiz Khalifa e Pharrell Williams. Outro fruto de grupo de reality show, Camila Cabello (34) está de contrato assinado para lançar um disco solo na esteira do sucesso de “Bad Things”. Antes, ela lançará um single inédito. A cantora comemora a nova fase, em que pode escrever suas próprias músicas e cantar o que quer falar.

Noah Cyrus (35), irmã de Miley, também é uma novidade que poderá dar o que falar em 2017. Seu primeiro single, “Make Me (Cry)”, teve boa aceitação e chamou a atenção para seu nome. Visto o histórico familiar, é um nome com potencial.

Se organizar direitinho, todo mundo lança seus álbuns, bomba nas rádios e pega #1 na Billboard. Mas a verdade é que, se o pop está na maresia atualmente, ela vai acabar. Em algum momento, haverá vários nomes juntos disputando as paradas. Pode vir, galera! Faz fila e só vem! Aquece esse pop aí!