in

Playlist: 15 performances da Lady Gaga para querer voltar para 2009


2009 foi – até agora – o ano mais marcante na carreira da Lady Gaga. Isso é inquestionável. A cantora, que está prestes a lançar um álbum jazz em parceria com o veterano Tony Bennett, há 5 anos era a grande revelação e promessa para o futuro (presente) do pop.

gaga2009

O ano começou com um show na principal festa pública de ano novo em Nova York. Com “Just Dance” e “Poker Face”, seus dois primeiros singles, estouradas no mundo inteiro, ela participou do Brit Awards em uma parceria com Pet Shop Boys e Brandon Flowers, vocal do The Killers. O primeiro semestre daquele ano serviu também para Gaga invadir os principais festivais do mundo e promover mais dois singles: “Love Game” e “Paparazzi”, esse último rendeu uma das performances mais comentadas da história do Video Music Awards. Jamais – sim, jamais -, esqueceremos dessa louca pendurada e ensanguentada no palco da premiação.

Os figurinos inusitados, as perucas exageradas e as músicas chicletes: era um sopro de ar novo na indústria pop que estava sedenta por uma artista revolucionária. Volta 2009!!! Naquela época, não sabíamos para onde Lady Gaga estava caminhando – nem mesmo ela. Não tínhamos noção se seríamos um “little monster” ou se estávamos carentes pelo “hino da nossa geração”. A única certeza era que Gaga não parava: entre os primeiros grandes shows e as participações em programas de TV, ela arrumou um tempinho para gravar o “The Fame Monster”, que fora lançado no finalzinho daquele ano.

Quando “Bad Romance” surgiu, ela se consagrou. Encerrou o ano com números avassaladores no American Music Awards e também na franquia britânica no X-Factor. Isso porque ainda rolou um clipe com Beyoncé, “Video Phone”, antes do espetacular “Telephone”, lançado no ano seguinte. Que o próximo 2009 na carreira da Lady Gaga esteja logo ali: em 2015.

Lembrar é muito bom! Vamos assistir as 15 performances da Lady Gaga para querer voltar para 2009: