in

Os dez clipes mais odiados da história do Youtube


Miley Cyrus, Nicki Minaj, Luis Fonsi e Justin Bieber estão entre os clipes mais odiados do Youtube. A afirmação é possível graças à análise da quantidade de “dislikes” na plataforma. O POPline checou e mostra para você a lista dos clipes com maior índice de desaprovação no Youtube. Confira o ranking:

10) Miley Cyrus – “We Can’t Stop”: 1,34 milhão de dislikes

A cantora lançou o clipe no meio de 2013, como primeira amostra de seu álbum “Bangerz”, e deixou claro que era outra. Foi um momento decisivo para deixar a personagem “Hannah Montana” para trás e desagradou muita gente. Ele quebrou recorde de visualizações em suas 24 horas de estreia, foi considerado o melhor clipe do ano pela Rolling Stone, mas alguns veículos chamaram de apelativo e grosseiro.

09) Miley Cyrus – “Wrecking Ball”: 1,46 milhão de dislikes

Depois de “We Can’t Stop”, Miley Cyrus surpreendeu ainda mais e apareceu totalmente nua em cima de uma bola de demolição, dirigida por Terry Richardson. O mundo não estava preparado para tal. Novamente, ela bateu o recorde de vídeo mais assistido nas primeiras 24 horas de estreia, com 19,3 milhões de acessos. Venceu o EMA e o VMA de clipe do ano, deu origem a incontáveis paródias, mas também fez o povo soltar a mão no dislike.

08) Nicki Minaj – “Anaconda”: 1,47 milhão de dislikes

Para quebrar o recorde de “Wrecking Ball”, só mesmo “Anaconda” naquela época. O clipe da Nicki foi visto 19,6 milhões de vezes nas primeiras 24 horas e gerou uma grande controvérsia. Al Roker, jornalista da NBC, considerou o vídeo “desesperado” e “indigno”. Muita gente concordou, pelo visto.

07) Jacob Sartorius – “Sweatshirt”: 1,98 milhão de dislikes

Primeiro single da personalidade da Internet, lançado em 2016, lhe rendeu uma entrada na Billboard Hot 100. Mas… teve 73% de desaprovação: o número de dislikes é maior que o de likes.

06) PSY – “Gangnam Style”: 2,04 milhões de dislikes

Aponte o dedo quem nunca dançou o hit do K-Pop em uma festinha de 2012 ou 2013. O clipe fez tanto sucesso que foi o primeiro da história a bater um bilhão de visualizações (atualmente já passa de 3,1 bilhões). Como tudo que bomba e é tocado e exibido à exaustão, deixou muita gente de saco cheio. Mas o número de dislikes nem chega perto do número de likes: 14 milhões.

05) Bibi H – “How It Is (Wap Bap…)”: 2,7 milhões de dislikes

Essa é uma youtuber alemã, que fala de maquiagem, moda e beleza, e teve a belíssima ideia de lançar uma música e um clipe em 2017. Bombou, mas gerou uma onda imensa de críticas. A desaprovação foi tanta que, dois dias depois, ela se pronunciou dizendo que ok, nem todo mundo precisava gostar.

04) Rebecca Black – “Friday”: 3,16 milhões de dislikes

A sexta-feira mais comentada de 2011. Impossível esquecer: Rebecca viralizou e se tornou famosa da noite para o dia, alcançando o 58º lugar na Hot 100. O clipe até foi removido do Youtube por conta de uma disputa legal, mas logo voltou ao ar. A Forbes o considerou um “sinal do poder das mídias sociais”. Foram registrados 120 milhões de acessos no clipe e 79% de desaprovação. Para ela, foi ótimo: depois disso, apareceu em clipe da Katy Perry, foi convidada para premiações e lançou mais alguns singles.

03) Luis Fonsi – “Despacito” feat. Daddy Yankee: 3,19 milhões de dislikes

Des…pa…ci…to. Essa é recente. A música ganhou quatro Grammys Latino, seis Billboard Music Awards, e três indicações ao Grammy Awards. A música tocou tanto, mas tanto, que você abria a geladeira e lá estava Luis Fonsi bailando. O clipe é o mais visto da história – 5,1 bilhões de acessos – e até impactou a economia de Porto Rico, porque aumentou o turismo na região. O grande número de dislikes é proporcional ao seu sucesso e, na verdade, representa apenas 10,3% de desaprovação.

02) Jake Paul – “It’s Everyday Bro” feat. Team 10: 3,6 milhões de dislikes

Outra personalidade do Youtube que decidiu cantar (até entrou na Hot 100, em 91º lugar) e dividiu opiniões. Com 195 milhões de acessos em um ano, o clipe conta com participação de outros youtubers e teve 59% de desaprovação. Meses após o lançamento, outra youtube lançou um clipe em resposta – “It’s Everyday Sis” – e se saiu melhor, entrando em 77º lugar na parada americana.

01) Justin Bieber – “Baby” feat. Ludacris: 9 milhões de dislikes

Foi o primeiro grande clipe da “era Youtube”, lançado em 2010. Logo que foi lançado, recebeu comparações com “The Way You Make Me Feel” do Michael Jackson. Em seis meses no ar, se tornou o vídeo mais assistido da história da plataforma (recorde que levou mais dois anos para ser superado). Foi o primeiro Top 5 de Justin Bieber na parada americana e consolidou a “biebermania”. As meninas amavam sua franjinha, e os caras vomitavam ao vê-lo. Era cool odiar o garotinho, e isso lhe rendeu tantos dislikes. Até hoje, “Baby” tem mais dislikes do que likes. Nada que tenha afetado a carreira do cantor, pelo contrário.