in

Miley Cyrus se declara pansexual em entrevista: você sabe o que isso significa?


Às vésperas de apresentar o VMA 2015, Miley Cyrus ganhou a capa da revista Elle britânica, com uma reportagem sobre sua sexualidade. Afinal, este foi o ano em que a cantora tornou pública sua atração por homens e mulheres, disse que se sente um garoto preso no corpo de uma mulher, e foi fotografada aos beijos com a modelo Stella Maxwell. Muita informação para todo mundo. Sobre o tema, Miley disse: “Sou muito aberta quando a isso: sou pansexual. Mas não estou em um relacionamento sério”.

https://instagram.com/p/66d_fSwzM-/

Vale um parênteses para o termo pansexual, pouco habitual. Ao contrário do que muita gente pensa, essa definição não tem a ver com atração por coisas inumanas, como animais. A pansexualidade se refere à pessoa que sente atração sexual por outros seres humanos, independente do sexo e do gênero deles. O que isso significa? Que Miley pode se atrair por homens masculinos, mulheres femininas, homens afeminados, mulheres masculinizadas, andrógenos, híbridos, transex, transgêneros, enfim. É uma questão mais aberta. A diferença com relação à bissexualidade, é que ela, como o nome indica, se limita a dois gêneros, masculino e feminino, o que reforça a binaridade heteronormativa. É confuso, sim, mas vale uma pesquisa no Google. É isso que Miley quer que você faça, no fim das contas.

Segundo a cantora, ela é uma jovem de 22 anos, que sai, tem encontros com diferentes pessoas, e muda de estilo frequentemente, deixando para trás quem está com ela. “Eu não me enquadro nos estereótipos criados para homens e mulheres. Eu sei que sou mais extrema e durona do que muitos caras, mas isso não faz de mim um garoto. E, outro dia, usei um vestido rosa, porque achei fofo. Posso fazer um cupcake e depois ir jogar hockey”, explicou.