in

Miley Cyrus fala sobre gays e identidade de gênero: “eu não estou presa a um gênero sexual”


A cantora Miley Cyrus esteve no programa “Good Morning America” nesta terça (5/5) para inaugurar o apoio à comunidade LGBT com sua própria fundação, a Happy Hippies. Durante sua participação no matutino, ela falou sobre questões como homossexualidade e identidade de gênero, devido à repercussão da entrevista recente do Bruce Jenner, ex-atleta do clã Kardashian, que disse sempre ter se sentido mulher, apesar de casado e com filhos. “Eu não estou presa a um gênero sexual ou a uma idade. Eu sou uma luz cósmica”, disse Miley. “Quero que as pessoas também se sintam assim”.

Com ex-namorados famosos como Nick Jonas, Liam Hemsworth e Patrick Schwarzenegger, Miley também já deu beijos em mulheres – amigas, geralmente, como Katy Perry e Cara Delevingne – e nunca se importou com o preconceito. Quando cortou o cabelo para a era “Bangerz”, foi muito criticada, inclusive por fãs, e chamada de lésbica – algo que nunca fez questão de desmentir, por não achar um demérito. “Eu aprendi a me amar quando fiquei mais velha”, contou. “Quando eu tinha 16 anos, era horrível, porque eu me importava demais com as pessoas. Eu sentia que não me encaixava. Meu conselho é: seja feliz consigo mesmo, se ame. Somos ensinados a não nos amar, mas amem a si mesmos”.

Sobre Bruce Jenner, que é o assunto do momento nos EUA, Miley disse que o admira. “Ele ter falado abertamente para a mídia sobre sua mudança é algo muito poderoso para encorajar outras pessoas”, disse. O caso dele, aliás, virará um especial de dois episódios no “Keeping Up with the Kardashians”.