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Madonna defende Tidal (de novo): “não nos unimos porque estamos falidos e queremos dinheiro”


Para muitos, Tidal já é assunto superado. Mas os 16 artistas que são sócios minoritários continuam empenhados em emplacar esse serviço de streaming, e Madonna é uma delas. A Rainha do Pop disse que a plataforma ainda está no início, então é cedo demais para decretar seu fracasso. “É importante que as pessoas entendam que não criamos o Tidal e nos unidos porque estamos falidos e queremos dinheiro”, declarou. “A ideia é que nós queremos apoiar outros artistas e queremos que as pessoas entendam que isso é nossa vida, nosso trabalho, e queremos que reconheçam isso e que outros artistas tenham uma chance”.

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Desde seu lançamento, o Tidal recebe críticas, por causa do valor da assinatura, considerado caro. A plataforma irrita os fãs principalmente pela divulgação de conteúdo exclusivo de artistas como Nicki Minaj, Rihanna e Beyoncé, levantando muitas reclamações no Twitter, de quem se sente excluído por não ter acesso gratuito às músicas e clipes. Sobre isso, Madonna diz: “Vivemos em uma sociedade que espera que todo seja de graça, mas você não consegue uma casa de graça: você tem que pagar alguém para construí-la”.

Com a chegada da Apple Music na disputa por uma fatia do mercado de streamings, dominado pelo Spotify, o Tidal se viu obrigado a fazer promoções e baixar o preço do seu pacote família. Para completar, perderam seu CEO da noite para o dia. Em abril, Jay Z, o proprietário da plataforma, fez um apelo: “A loja do iTunes não foi construída em um dia. Levou nove anos para que o Spotify se tornasse bem sucedido… Estamos aqui para o longo prazo. Por favor, nos dê a oportunidade de crescer e melhorar”.