in

Ludmilla vai assumir cabelo natural: “fui criada achando que cabelo crespo era a coisa mais feia do mundo, por isso queria alisar”


A cantora Ludmilla tomou uma decisão importante: vai substituir as perucas por seu cabelo natural, crespo. Ela fechou uma parceria com uma linha de produtos capilares especializados, cortou o cabelo baixinho e vai deixá-lo crescer sem alisamento. É o processo de transição, que leva algum tempo. Mas faz parte também da postura que ela quer assumir diante de seu público, tornando-se um ícone black. “Como mulher, vaidosa, e alguém que quer usar o cabelo natural e mostrar para o mundo inteiro, eu também quero. Vamos esbanjar nossos cachos crespos por aí. Porque é muito lindo. Sou apaixonada por cabelo cacheado, e estou louca para colocar o meu logo para rolo. Só fico com o meu cabelo cacheado dentro de casa, ele está crescendo. Fico jogando o meu black para lá e para cá. Estou muito ansiosa para ver o resultado logo”, declarou.

A artista alisa o cabelo desde os sete anos de idade, por causa dos padrões de beleza impostos na sociedade. “Não lembrava mais como era o meu cabelo. Sempre alisei. Fui criada achando que cabelo crespo, cacheado, enrolado, era a coisa mais feia do mundo, por isso queria alisar, passar formol. O meu cabelo chegou uma época que estava tão acabado, de tanta química, e eu pulei para o implante do nozinho. Depois de me apresentarem a cola. E f**** meu cabelo mais ainda. Ele ficou um caco, destruído. Eu não tinha disfarce na frente”, disse.

Para a nova postura, ela teve que cortar o cabelo rente a cabeça e esperar que ele crescesse, sem interferências de alisamento. Não bastava apenas tirar a peruca, porque o que estava embaixo também não era natural há muito tempo. “Meu cabelo não via shampoo só nele. Então, cortei o meu cabelo muito baixinho, e criei coragem de entrar na transição capilar. Transição não é uma coisa fácil”, explica, “na época, eu falei ‘cara, não vou cortar, radicalizar, porque não sei se vou me adaptar, conseguir cuidar’, porque isso é uma coisa delicada. Você já é acostumada a seguir um padrão”.

Ludmilla é dona de uma linha de perucas – as full laces. Ela assinou contrato com uma marca dos Estados Unidos para comercializar os produtos no Brasil: são os mesmos que ela usa em sua carreira artística.