in

Ludmilla está indignada com a pena de Val Marchiori por racismo


Val Marchiori terá que pagar R$ 10 mil de indenização a Ludmilla por ter se referido ao cabelo dela como “bombril” – um caso de racismo. A cantora, contudo, não gostou nada dessa pena. Achou pouco. “Isso dá a impressão para as pessoas de que gente rica pode fazer o que quiser. Tem dinheiro, pagou [a indenização], não vai prestar um serviço comunitário, não vai pintar uma parede, não vai varrer uma rua”, disse durante o programa de rádio “The Bate Boca”, “eu preferia que ela fosse visitar várias casas, creches, para aprender como se trata as pessoas, para aprender a ter respeito pelas pessoas. Ela não tinha só que pagar [dinheiro] porque fez aqueles comentários maldosos que saem da mente dela. Ela tinha que pagar realmente. Assim, fica fácil: ‘eu sou rica, posso fazer o que quiser, vou ofender, vou xingar, vou cometer crime o tempo inteiro, depois vou pagar e fica tudo por isso mesmo'”.

Para Ludmilla, a Justiça deveria rever seus conceitos, porque as penalizações para o crime de racismo ainda são muito brandas. “Não tem uma decente”, opinou. Mesmo assim, ela incentiva todas as vítimas a registrarem queixa. Têm que se mover, para que os culpados paguem – pelo menos algo. “Não adianta ir para a Internet e ficar fazendo textão ‘fulano falou isso, isso e isso’. Tem que tomar as atitudes corretas: vá à delegacia, dê parte, porque é seu direito. Não pode abandonar o caso. Isso está recorrendo há muito tempo, desde o Carnaval que desfilei pelo Salgueiro, isso já faz dois anos. Tem várias pessoas que me acompanham, que levam essa dor. Várias mulheres e vários homens negros que passam por isso todos os dias. Isso não é só comigo. É com uma nação inteira. Imagina o que ela não faz no oculto, onde ninguém pode ver. Deus me livre uma pessoa dessa”.

Na sequência, ela também falou sobre o processo movido contra “Marcão do Povo”, que se referiu a ela como “macaca” quando apresentava o “Balanço Geral” na Record. Demitido da emissora, ele conseguiu emprego no SBT, o que deixou Ludmilla pasma. Antônia Fontenelle, que apresentou o “The Bate Boca” com Léo Dias e Bruno Chateaubriand, disse que a cantora deveria boicotar o SBT até demitirem o apresentador. Ludmilla explicou que essa decisão não depende só dela, infelizmente.