in

Janet Jackson, JoJo, Ashlee Simpson e Fergie estão em lista da Billboard que pede retorno às paradas musicais


O ano de 2015 entra em seu quinto mês e ainda poucos “retornos musicais” se concretizaram efetivamente. A gente já criou uma lista com álbuns prometidos há anos pelos artistas, mas que agora agora não viram a cor do sol.

Agora, a Billboard foi além e publicamente pede a volta de 10 artistas ao mundo pop. “São veteranos que merecem um retorno às paradas em 2015”, opina o jornalista Jason Lipshutz. Será que você está de acordo com ele? Vamos aos ídolos:

Janet Jackson

A cantora está sumida desde o álbum “Discipline”, de 2008, e recentemente uma campanha humorada que usou uma foto da artista estampada em um cartaz de procurado rodou a internet. A imagem chegou a Janet, mas até agora nenhum pronunciamento sobre lançamento de novo disco.

A Billboard lembra as conquistas de Janet nas paradas americanas juntamente com um dado assustador: “há adolescentes neste mundo que não haviam nascido até a última aparição da estrela no Top 10 da Hot 100. O ícone do R&B não descola um ‘hit mainstream’ desde ‘Someone to Call My Lover’ em 2001”.

Fergie

Ouvimos recentemente uma novidade de Fergie, mas a gente sabe que o retorno com “L.A. Love (La La)” não foi o que ela, sua equipe e os fãs esperavam.

“Ainda temos fé”, afirma o jornalista. “O disco de estreia da Fergie, ‘The Dutchess’, foi muito bom para não receber uma sequência – e é o segundo dos dois únicos discos lançados desde 2000 com 5 hits na Hot 100 (o outro é ‘Teenage Dream’, da Katy Perry).

Sean Paul

Assim como no caso de Janet, muitos adolescentes desconhecem Sean Paul como sucesso solo e só o lembram pelas parcerias – com Enrique Iglesias e Beyoncé, por exemplo. Mas ele tem história sim nas paradas americanas.

“Get Busy”, “Gimme The Light”, “Like Glue”, “We Be Burnin'” e “Temperature” foram grandes sucessos nas rádios entre os anos de 2002 e 2006 – época em que as FMs nos EUA eram dominadas pelo R&B/Pop. “Sean Paul tem tentado se reconectar com as rádios por anos e como ‘Bailando’ mostra, ele ainda tem alguns truques nas mangas”, afirma a Billboard.

Ashlee Simpson

Assim como a irmã, Ashlee Simpson está testando a paciência dos fãs há anos. Com 30 anos, ela não libera nada relacionado à música desde que tinha 23. Alguém aí lembra do disco “Bittersweet World”?

“Se talvez um novo disco não está sendo cogitado, talvez a cantora possa se reinventar como compositora”, pede a Bilboard. Ashlee tem no disco de estreia, “Autobiography”, de 2004, seu maior hit: “Pieces Of Me” – que chegou à quinta colocação na Hot 100.

Nelly Furtado

A cantora chegou a lançar o álbum “The Spirit Indestructible”, mas a repercussão nas paradas não chegou perto dos projetos “Whoa, Nelly!” (2000) e “Loose” (2006).

“Ano que vem comemoraremos o aniversário de 10 anos do ‘Loose’, o terceiro disco de Nelly Furtado e um dos projetos que definiu o pop em meados dos anos 2000. Com Timbaland, Danja e Jim Beanz produzindo 10 das 12 faixas do disco, Nelly – que era mais conhecia então como uma cantora pop folk – se reiventou e gerou grande hits como ‘Promiscuous'”, lembra a Billboard.

Desde 2009, Nelly não entra para o Top 10 dos Estados Unidos. A faixa que chegou mais perto disso foi “Night Is Young”, da coletânea “The Best of Nelly Furtado”.

JoJo

JoJo também está na nossa lista de discos eternamente adiados. Problemas com gravadoras e contratos nos deixaram distantes quase 10 anos do hit “Too Little To Late”, de 2006. Acredita que faz isso tudo que ela luta para voltar às paradas?

Apesar de estar longe dos mais vendidos/ouvidos dos Estados Unidos, JoJo não deixou seus fãs totalmente órfãos. Músicas lançadas avulso, mixtapes e recentemente a faixa “Far From Heaven” alimentam as esperanças dos fãs semana após semana.

The Veronicas

As irmãs australianas não estão sumidas da música, mas a Billboard com esta lista, pede o retorno merecido das duas às paradas americanas. “Elas estão de volta e nas novas canções você encontrará faixas que são dignas da programação de rádio. Elas merecem, mas ainda não receberam esta atenção”, comenta a Billboard.

Ano passado, o duo The Veronicas lançou o disco homônimo – seu primeiro em sete anos. Até o momento três singles foram lançados: “You Ruin Me”, “If You Love Someone” e “Cruel”.

Cascada

O grupo Cascada é outro exemplo de projeto que não deixou de produzir músicas, mas que estão longe das paradas musicais. Este ano o single “Reason” chegou à internet, mas desde 2009 eles estão fora da Hot 100.

Desde “Evacuate de Dance Floor”, o sucesso do Cascada está na Europa – principalmente na terra natal do grupo. No entanto, até na Alemanha, o último hit foi “Glorious”, de 2013.

Soulja Boy

O rapper Soulja Boy ainda viaja o mundo, inclusive Brasil, mas na bagagem são poucos os hits. O maior deles, sem dúvida, é “Crank That (Soulja Boy)”, lançado em 2007. De lá para cá não foram poucas as tentativas – seja com parcerias ou mixtapes – mas nada representativo.

“Crank That (Soulja Boy)” foi o primeiro single do rapper que emplacou também “Kiss Me Thru the Phone” nas rádios americanas.

Rachel Stevens

O décimo artista da lista da Billboard é Rachel Stevens, ex-membro do grupo S Club 7. A cantora tem dois discos solos e basicamente apenas dois hits: “Sweet Dreams My LA Ex” e “Some Girls”, de 2003 e 2004 respectivamente.

Rachel volta às manchetes em 2015 graças ao retorno do S Club. A “Reunion Tour” acontece a partir desde mês de maio. O grupo foi criado pelo mesmo empresário das Spice Girls, Simon Fuller, em 1999. Durante os cinco anos em que estivaram juntos, o S Club 7 teve quatro singles e um álbum número um no Reino Unido e uma série de hits em toda a Europa.