in

Forbes divulga lista dos clipes mais caros da história – e só dá Madonna e Michael Jackson


A revista americana Forbes divulgou uma lista com os cinco clipes mais caros da história e só deu os reis do pop: Madonna e Michael Jackson. A cantora aparece com três vídeos – “Bedtime Story”, “Die Another Day” e “Express Yourself” – e o falecido com dois – “Black or White” e “Scream” (com Janet Jackson). O mais caro, aliás, é esse último, que reuniu os irmãos em uma nave espacial, com muitos efeitos especiais, e custou US$ 10,7 milhões (valor atualizado).

Curiosamente, o mais recente desses cinco clipes foi lançado há 12 anos: o “Die Another Day”, da Madonna, com orçamento de US$ 6,1 milhões. É o retrato de uma época em que as gravadoras investiam pesado nos videoclipes, principalmente dos Reis do Pop. “Enquanto outros artistas costumam usar clipes como uma forma de vender mais cópias de uma determinada música ou álbum, os dois transformaram esse conceito em forma de arte, tentando se superar a cada novo projeto”, destaca a Forbes.

No passado, também, os clipes geravam muita expectativa, com estreias marcadas na TV – e não na Internet, como ocorre atualmente. A Forbes destaca, por exemplo, que o clipe de “Scream” foi visto por 64 milhões de pessoas em sua estreia no canal ABC. O de “Black or White”, então, foi ainda mais fenomenal: contou com uma estreia simultânea em todos os canais de música (MTV, BET e VH1), além da Fox em 27 países, sendo visto por 500 milhões de pessoas em todo o mundo de uma vez só.

Confira a lista:

01) “Scream”(1995) – Michael Jackson & Janet Jackson: US$ 10,7 milhões (na época US$ 7 milhões)

02) “Express Yourself” (1989) – Madonna: US$ 9,4 milhões (na época US$ 5 milhões)

03) “Die Another Day” (2002) – Madonna: US$ 7,9 milhões (na época US$ 6,1 milhões)

04) “Bedtime Story” (1995) – Madonna: US$ 7,7 milhões (na época US$ 5 milhões)

05) “Black or White” (1991) – Michael Jackson: US$ 6,9 milhões (na época US$ 4 milhões)