in

First Listen: “Anxiety”, parceria de Julia Michaels com Selena Gomez, é como um desabafo sobre problemas de ansiedade


Julia Michaels é uma das compositoras mais talentosas da indústria da música e agora está tendo um bom começo de carreira como cantora. Sua mais nova aposta é no EP “Inner Monologue”, que contém a parceria com Selena Gomez “Anxiety”.

Michaels já fez parte da composição de várias músicas da Selena, com destaque para “Slow Down”, “Bad Liar” e a maior parte das músicas do álbum “Revival”, incluindo “Hands to Myself” e “Good for You”. Na primeira parceria vocal das duas, o tema não poderia ser mais apropriado: a ansiedade. As duas já foram bem sinceras e contaram sobre seus problemas de ansiedade. É exatamente sobre isso que a música fala, como era esperado.

A última música famosa feita falando do mesmo tema, a ansiedade, foi “breathin”, da Ariana Grande. Em comparação, a diferença é que Ariana coloca os sintomas de forma poética. No caso de “Anxiety”, é quase como se elas estivessem em uma sala de terapia e simplesmente cuspissem o que sentem, sem filtros. É realista, é verdadeira.

“Eu tento o meu melhor para ser social, falo todos esses planos com meus amigos, mas espero que eles liguem pra cancelar”, diz parte da letra, em livre tradução. “Então eu penso demais sobre as coisas que estou perdendo, então eu queria estar com eles”, continua.

“Todos os meus amigos não entendem como é, não entendem o motivo pelo qual eu não durmo a noite. Me dizem que posso fazer algo para resolver, eu queria que fosse fácil assim”, declara em outra parte.

Como deu pra perceber, a música é um tanto quanto dramática, mas é irônica e é até mesmo divertida, ao mesmo tempo. A sonoridade é super acústica, baseada em violão e vocal, praticamente. Fiquei pensando em alguma outra música para comparar e, como fã da Kelly Clarkson, só consegui pensar em duas músicas dela. Pense em uma mistura da acidez e da produção pura de “Chivas”, misturando com o som aparentemente leve e feliz, mas com uma letra dura, de “Ready”. Se vocês não conhecem as faixas, escutem abaixo.

“Anxiety” não fica muito longe do que Julia Michaels fez em outras músicas da sua carreira. É uma “Issues” mais limpa. Você pode comparar também com a versão acústica de “Jump”. Aliás, poderia ser facilmente confundida com uma versão acústica de uma música com uma produção mais complexa, mas não é… É assim mesmo! E isso faz da faixa ainda mais especial.

O vocais são bem divididos. A primeira parte é cantada por Julia Michaels e, depois do primeiro refrão, entra Selena Gomez, repetindo as mesmas letras. Ao final, as vozes se juntam, formando a harmonia perfeita. As duas vozes combinam bastante – nenhuma delas aparece mais, ou menos, dá até pra confundir se não conhece bem. Na maior parte do tempo, elas cantam quase como um sussurro (não chega a tanto, mas quase), como se estivessem tímidas em revelar coisas tão íntimas.

Esse final, com as duas juntas, é a parte mais divertida. Parece que as pessoas, que antes a julgavam, estão finalmente entendendo o problema da ansiedade e cantando junto, já que entra um pequeno coral ao fundo. É quase reconfortante, um desabafo. Como um ouvinte que também sofre dos mesmos dramas, fico agradecido por colocar com tanta naturalidade um tema que seria um tabu.

Aqui, focamos na parceria com Selena, mas o EP está muito bom e merece sua atenção quando for lançado na sexta-feira. Ah, também tem a parceria com Niall Horan “What A Time”. Imperdível!