in

Facebook testa aplicativo que mistura Clubhouse com Instagram

O Hotline está em período de testes apenas nos Estados Unidos e com fila de espera

Foto: Divulgação

Depois do boom do Clubhouse e o do burburinho que rolou no mercado sobre um possível interesse do Twitter em comprar a plataforma, quem começa a mostrar que pretende lançar algo similar é o Facebook. A rede social a testar sua versão do Clubhouse, o Hotline. O aplicativo une a proposta do concorrente focado em chats de áudio com o esquema de lives do Instagram.

O grupo de P&D interno do Facebook, NPE Team, lançou esta semana o teste beta do Hotline para o público. O aplicativo pode ser descrito como um mashup de Instagram Live e Clubhouse, pois permite que os criadores falem para um público que pode fazer perguntas por meio de texto ou áudio. No entanto, ao contrário do Clubhouse, os criadores podem optar por ligar suas câmeras para o evento, em vez de usar apenas o áudio.

Foto: Divulgação

De acordo com o portal TechCrunch, no Facebook, o Hotline é liderado por Eric Hazzard, que se juntou ao Facebook quando adquiriu seu app tbh, um app de perguntas e respostas com foco na positividade que cresceu para 2,5 milhões de usuários ativos diários em nove semanas e teve mais de 1 bilhão de respostas em pesquisas antes de sair.

Com o Hotline, a Hazzard está mais uma vez desenvolvendo um produto na área de perguntas e respostas. Mas, desta vez, o novo aplicativo está se inspirando em uma rede social emergente, o Clubhouse. Na verdade, a interface de usuário do Hotline parecerá familiar para qualquer pessoa que já usou o Clubhouse, Twitter Spaces ou qualquer outra rede social somente de áudio.

Para participar do período de testes do Hotline, o usuário precisa estar nos Estados Unidos, se inscrever pelo site e aguardar na fila de espera. Porém, o Facebook ainda não fez um anúncio oficial sobre o lançamento da Hotline, apenas declarou que “com o Hotline, esperamos entender como as perguntas e respostas multimídia interativas e ao vivo podem ajudar as pessoas a aprender com especialistas em áreas como habilidades profissionais, assim como ajuda esses especialistas a construir seus negócios”, disse a empresa.

“A Experimentação de Novos Produtos têm testado produtos de multimídia como CatchUp, Venue, Collab e BARS, e somos incentivados a ver os formatos continuarem a ajudar as pessoas a se conectar e construir comunidades”, acrescentaram.

Vale destacar que o Hotline não é a única tentativa do Facebook de desafiar o Clubhouse. A empresa também está em processo de desenvolvimento de um rival Clubhouse dentro da experiência do produto Messenger Rooms.