A associação da Britney Spears com playback não é de hoje. O assunto repercute há mais de uma década, mas ganhou ainda mais força com o anúncio de sua residência de shows em Las Vegas. Seu empresário, Larry Rudolph, garante que ela cantará ao vivo nas apresentações, o que gera dúvidas e piadas entre os fãs. Para colocar um ponto final no assunto, ele conversou com a Billboard: “Não importa o que digam, não existe um artista sequer que chegue lá e faça a coreografia inteira, cantando sem uma base pré-gravada ao mesmo tempo. É fisicamente impossível”.
Base pré-gravada e playback, ressalta-se, são artifícios distintos. Na base pré-gravada, acredita-se que o artista cante por cima, ao mesmo tempo em que dança. No playback, ele apenas dubla. Mas, para Las Vegas, ele garante que Britney Spears tentará cantar o máximo possível e, para isso, está fazendo uma série de aulas de preparo vocal há meses. “Estamos tentando construir uma resistência para leva-la ao ponto em que possa fazer tanto quanto humanamente possível. A ideia é aproximá-la de 100% ao vivo. Pode haver algumas performances na qual ela dance muito e use uma basepré-gravada, mas ela não dublará em nenhuma”, garantiu.
Sim, se os planos se concretizarem, Britney Spears deixará de ser associada ao playback. “Ela vai cantar ao vivo. Ela treina canto e dança diariamente. O treinamento vocal é para fortalecer sua voz de modo que ela possa cantar o show completo”, explicou Rudolph. Na programação contratual, a Princesa do Pop fará um total de 100 shows entre 2014 e 2015. Os ingressos, ao contrário dos rumores, estão vendendo que nem água.