in

Divulgados números da semana de lançamento de “Queen” da Nicki Minaj nos EUA


Nicki Minaj reclamou muito do resultado de sua primeira semana de vendas nos Estados Unidos com o álbum “Queen”, porque não conseguiu pegar o 1º lugar da Billboard 200. Ela disse que foi vítima de boicote do Spotify e que foi barrada no topo porque Travis Scott está vendendo seu disco “Astroworld” junto com roupas. Vamos aos números… “Queen” fechou os sete primeiros dias com 185 mil unidades equivalentes (vendas + streams). Desse número, 78 mil foram de vendas tradicionais. O restante, da equivalência de streams.

As 78 mil cópias vendidas nos Estados Unidos também tiveram a ver com vendas casadas (algo que fez Nicki criticar Travis Scott). Ela disponibilizou uma cópia mais barata do álbum, a US$ 5, que vinha junto com um pôster oficial e uma assinatura gratuita do Tidal por três meses. “Queen também se beneficia das vendas geradas pelo pacote ingresso da turnê + álbum, oferecido aos clientes da turnê que ela fará com Future”, destaca a Billboard.

Essa é a segunda melhor semana de lançamento para uma mulher em 2018. “Queen” só perde para “Invasion of Privacy” da Cardi B, que fechou os sete primeiros dias com 255 mil unidades equivalentes nos EUA. Apesar disso e das críticas ao Spotify, Nicki Minaj teve a melhor semana de lançamento de sua carreira em termos de streams. Foram 128,7 milhões vindo de serviços on-demand só no mercado americano. A maior parte do número total consolidado da semana, inclusive, foi de streams.

Travis Scott, contudo, registrou números ainda maiores. Ele fechou a última semana com 205 mil unidades equivalentes. Deste número, 78 mil foram de vendas puras (como Nicki Minaj) e o restante veio de streams. Então, na verdade, ele ganhou dela em streams e não nas vendas associadas às roupas, como ela criticou. “Astroworld” bateu 167,5 milhões de streams nos Estados Unidos na última semana.