in

Diretor diz que Lady Gaga revolucionou a cultura de videoclipes


O diretor Jonas Akerlund já trabalhou com Lady Gaga em alguns bons clipes – como “Paparazzi”, “Telephone” e “John Wayne”. Para ele, a popstar é responsável por uma revolução na cultura de videoclipes, e explica o porquê. “Quando o álbum como formato físico perdeu um pouco da importância, gravar videoclipes perdeu o sentido. Além disso, a MTV era quem mandava. Eles quase acabaram com esse negócio, quando nos impunham sua censura. Então apareceu Lady Gaga e chutou a bunda deles: decidiu fazer seus vídeos diretamente para Internet, o único lugar onde podíamos usar a criatividade”, justifica.

“Paparazzi”, láno início da carreira dela, foi uma das parcerias dos dois. Segundo Jonas, gravar esse clipe com a popstar em ascensão o fez querer continuar sua carreira. A liberdade criativa que os dois desfrutavam, sem se limitarem aos padrões da MTV, foi inspiradora. E acabou que o clipe ganhou dois VMAs: melhores efeitos visuais e melhor direção de arte. No Youutube, bateu 193 milhões de visualizaçõe s- e mais 25,5 milhões em uma versão “explicit”.

“John Wayne”, porém, é o que ele aponta como favorito. “É o meu preferido porque é o último. Esse é o problema de fazer videoclipes: envelhecem muito, muito depressa”, conclui.